Os inimigos do lar

Apresento a todos vocês um assunto muito importante sobre a família cristã. Esse tema faz parte da disciplina FAMÍLIA CRISTÃ, que ministro no Curso Básico em Teologia da ETADEC - Escola Teológica da Assembléia de Deus de Cáceres-MT.
A família tem sofrido muitos ataques dos inimigos, e para que possamos vencê-los se faz necessário conhecê-los.

OS INIMIGOS DO LAR

Por se tratar de uma instituição divina, a família tem sido atacada desde o Édem por inimigos mortais.
No mundo moderno, esse ataque tem sido extremamente violento, a ponto de muitos já duvidarem da necessidade de constituir família. Por trás de todo ataque à família, está o inimigo de Deus e dos homens, Satanás. Alguns dos inimigos do lar e da família estão demonstrados, abaixo:

a) Falta de Deus no lar. Sl 127.1
A falta de Deus no lar é o inimigo número um do lar. Ele se revela quando o ambiente em casa é destituído de espiritualidade. Quando Deus está presente no lar, sente-se uma atmosfera diferente, agradável e santa. O pai e a mãe se unem aos filhos para servirem ao Senhor. Deus é o hóspede invisível, mas real, que domina o ambiente da família. Para ter Deus no lar é necessário:
· Ter no lar uma vida de oração.
· Realizar o culto doméstico, adorando a Deus com a família.
· Cultivar e estimular no lar a leitura da Bíblia Sagrada.
· Levar a família, cedo, ao ambiente sadio da igreja.
· Estar vigilante quanto às “astutas ciladas do Diabo” contra o lar.
· Combater todas as formas de infiltração do materialismo ateu, seja por via da escola, dos meios de comunicação ou de outras pessoas.
· Levar a família a ocupar-se no serviço do Senhor.


b) Infidelidade Ml 2.14
O lar cristão deve ser a continuação da igreja, porque, num sentido mais profundo, é a igreja também. O relacionamento entre os membros da família deve ser tão santo em casa como na igreja.
Os pais precisam ser fiéis entre si e aos filhos e estes aos pais – todos fiéis uns aos outros.
A infidelidade é um mal que não é de hoje, mas que, nos tempos atuais, tem-se tornado muito comum nos lares sem Cristo, e também tem atingido muitos lares cristãos. A infidelidade conjugal não passa de um instrumento diabólico para a destruição e desagregação da família.
É necessário evitar a infidelidade sob qualquer forma ou pretexto.

c) Má literatura.
Outro inimigo terrível do lar é a má literatura. Nunca o mundo atingiu a um progresso tão grande na produção literária quanto na época atual. Grande parte do que se vê nas livrarias e bancas de jornal é a literatura pornográfica, cuja finalidade não é outra senão despertar no leitor o erotismo, a sensualidade, a lascívia, o desejo de prostituição. As revistas, bem mais à mão do que os livros, também estão há muito dominadas por temas perigosos, tais como o amor livre, a infidelidade conjugal, a violência e outros exemplos degradantes.
A media mais eficaz contra a má literatura é o cultivo da literatura bíblica no lar. Os pais devem dar o exemplo, lendo a Bíblia para os filhos, comentando as passagens lidas, no culto doméstico.

d) O mau uso dos meios de comunicação

· Internet
Os meios de comunicação são formados pela televisão, rádio, jornal, Internet, telefone, entre outros. Porém, o que tem se destacado nos últimos anos é a Internet – a rede mundial de computadores. Através da Internet, as pessoas se comunicam, fazem pesquisas nas melhores bibliotecas virtuais do planeta, enfim, o mundo está se tornando digital. Com a facilidade de aquisição de um computador e uma assinatura de banda larga, as pessoas estão cada vez mais “conectadas” ao que se chama “aldeia global” – um brasileiro se comunica com japoneses, americanos, alemães, entre outros. Com tanta comunicação entre “amigos virtuais”, muitos estão perdendo o contato com seus próprios familiares, ao ficarem horas e horas em frente ao computador. Acrescente-se a isso uma enxurrada de vídeos, imagens, textos e frases de efeitos eróticos que imergem os que estão expostos à sensualidade cibernética.
Vale ressaltar os benefícios da Internet, pessoas entram em contato com parentes, empresas fecham negócios, notícias circulam em tempo real, as igrejas estão publicando seus trabalhos, muitas pessoas estão sendo alcançadas para Cristo. Contudo, é necessário usar convenientemente esse meio de comunicação, a fim de que a família não venha a ser destruída.

· Televisão
Os prejuízos causados à família pela televisão são bem maiores que os benefícios que ela traz. Como se trata do maior e melhor meio de comunicação de massa, Satanás conseguiu dominar a maior parte da sua programação. Diante desse fato incontestável, desejamos alertar para os males que podem ocorrer do uso sem controle da televisão, isto para orientar as famílias cristãs, e não para, apenas combater por combater. Vejamos esses males:
- Estímulo à violência
- Estímulo ao pecado
- A televisão modifica a visão das coisas

e) Jogos, bebidas e demais vícios

Os vícios são inimigos corriqueiros que atacam os lares em todo o mundo, destruindo as famílias. Eles também atacam os lares cristãos. O jogo é uma praga que domina muitas vidas. As pessoas, ao invés de preocuparem no trabalho honesto e digno, pensam em ganhar muito dinheiro através dos jogos de azares.
A maioria dos acidentes automobilísticos é causada pela bebida, pela embriaguez. Na maior parte dos crimes, o álcool está presente, como estimulante de coragem para lançar-se ao mal. Milhares de filhos estão a chorar a perda dos pais ceifados pelo vício da embriaguez.
Os lares cristãos, que cultivam o ambiente salutar da família, os lares cristãos cujos membros têm suas mentes ocupadas com aquilo que a Palavra de Deus aconselha, estão livres das investidas de todos os vícios. Para tanto é necessário desenvolver um ambiente espiritual, onde os membros da família estarão seguros.

f) Dívidas
A facilidade de endividamento tem origem no consumismo, um dos maiores males dos séculos XX e XXI. Naturalmente todos precisamos consumir, mas o grande problema do consumismo é que as pessoas são impelidas pelos meios de comunicação a comprar determinadas coisas que podem ser dispensadas. Coisas que raramente, e às vezes nunca o consumidor usará. Segundo a psicóloga Denise Mendonça de Melo, “o sujeito, tentando se estruturar como um ser completo, mesmo que momentaneamente, usa o recurso das compras para aliviar seus conflitos”.
Segundo dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, três em cada dez brasileiros, a maioria mulheres, compram compulsivamente. É gente que usufrui apenas o momento da compra, mas não o produto, que muitas vezes é deixado de lado sem utilidade alguma. A baixa estima e o sentimento de vazio são constantes. Depois da compra vem a sensação de culpa.
Para muitos, pode não parecer, mas as dívidas se constituem em verdadeiros inimigos do lar. Nos dias em vivemos, torna-se bastante difícil alguém sobreviver sem recorrer a algum tipo de negócio que utilize o sistema de pagamento a prazo, incorrendo, desse modo, em dívidas.
As dívidas programadas dentro do orçamento familiar, certamente não causam grandes problemas. Entretanto, quando a família, através dos seus líderes – marido e mulher – se envolve com dívidas que extrapolam a receita (renda), isto se torna um grave problema, que, às vezes, ameaça a unidade do grupo familiar.
O sentimento de vaidade ou o consumismo, fazem com que as pessoas passam a adquirir bens além de suas posses financeiras. Só por que o vizinho adquiriu um novo conjunto de móveis, a esposa começa a exigir que os móveis da casa sejam substituídos por outros mais modernos; um parente compra um televisor enorme, e isso faz com que alguém passe a imitá-lo, desfazendo-se do seu televisor inferior. Se os parentes ou amigos vestem seus filhos com roupas caras, adquiridas em lojas especializadas, há famílias que se sacrificam para renovar todo o guarda-roupa.

· Conseqüências negativas do endividamento
- Falta de tranqüilidade
- Desavenças no lar
- Perda de autoridade e independência
- Desequilíbrios
- Desespero
- Divórcios
- Em alguns casos até suicídio

· Algumas sugestões para se evitar o endividamento:
- Se possível, procure comprar à vista
- Se tiver de comprar a prazo, avalie o quanto vai comprometer do seu orçamento familiar com a prestação assumida. Os economistas dizem que para não se apertar deve-se comprometer apenas 30% da renda.
- Ofereça resistência ao desejo de comprar.
- Fuja daqueles vendedores que querem de qualquer jeito “empurrar” as coisas.
- Jamais faça empréstimos para adquirir coisas supérfluas. Pv 22.7
- Tenha muito cuidado em ser fiador. Pv 6.1
- Faça um orçamento familiar

Tanto o marido como a esposa precisa saber administrar aquilo que Deus os tem concedido, de maneira sábia, irrepreensível, fiel e santa. Fp 4.19.
O cristão deve colocar-se em condição de poder exercer sua missão como mordomo do Senhor.

· Alguns princípios da mordomia cristã na família.
- Precisamos dar para receber. Lc 6.38
- Devemos abundar em boas obras. II Co 9.8
- A contribuição deve ser com alegria. II Co 9.7

g) Separação dos pais
Trata-se de um inimigo cruel, capaz de marcar os componentes da família por toda a vida. Normalmente, ele só ataca depois de alguns anos de vida conjugal, podendo, no entanto, ocorrer até poucos meses depois do casamento.
As causas da separação dos casais são muitas. Entretanto, cremos que a causa principal é a falta de amor num lar que se deixou guiar pelos princípios estabelecidos pelo Criador, o instituidor da família.
Para combater esse inimigo, o melhor é evitar suas causas. Já vimos que se deve convidar o Senhor para fazer parte da união do casal, mesmo muito antes das núpcias, ainda no namoro, ou até antes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO