PASTOR JOÃO MARIA HERMEL DE PASSO FUNDO - RS MINISTRA À IEAD EM CÁCERES-MT


O ESPÍRITO SANTO E A FAMÍLIA CRISTÃ

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre”. Sl 133.1-3

A obra do Espírito Santo aparece na Bíblia desde o segundo versículo, com atividades divinas, isto é, obras que só a Divindade pode fazer como, por exemplo:
- Pelo seu Espírito adornou os céus (Jó 26.13), sobre o mundo caótico, Gn 1.2)
- Na vida de Sansão, (Jz 14.6)
- Davi na morte de Golias, (I Sm 16.12-13; 17.45-51
- João Batista, (Lc 1.13,15)
- Jesus, (Lc 4.1)
- Em nossa vida operando na regeneração;
- Na vida da Igreja Primitiva;
- No arrebatamento;
- No milênio de paz;
- E hoje, especialmente na vida matrinomial.
Na vida matrinomial, com eficácia tipológica de Óleo da Santa Unção do êxodo 30.22-33. Cada um dos cinco produtos da composição do óleo da Santa Unção tinham várias utilidades (e isso a mais de dois mil anos antes de Cristo). Afirmam os historiadores que serviam para a fabricação de cosméticos, purificação na área de ambientes, temperos na alimentação, etc.
No caso do óleo da Santa Unção, Deus usou em cinco utilidades e que representam certas propriedades que o Espírito Santo tem:
1ª) Da mais pura mirra, quinhentos ciclos (6 Kg): Entre outras utilidades, a mirra servia para curar feridas velhas e estancar o sangue nos ferimentos internos e externos; só o Espírito Santo faz isso na vida humana e matrimonial.
2ª) Canela Aromática, duzentos e cinqüenta ciclos (3 Kg). Além de outras propriedades, servia para aquecer o corpo dos pastores nos campos frios no inverno oriental, bem como dos vigias sobre os muros; só o Espírito Santo aquece o amor da vida matrimonial que já esfriou.
3ª) Cálamo aromático, duzentos e cinqüenta ciclos (3 Kg). Continha uma doçura elevada. Símbolo da doçura que tem o Espírito Santo e pode fazer um lar doce, atraente, preferido e aconchegante.
4ª) Cássia, quinhentos ciclos (6 Kg): Com suas múltiplas utiulidades era usada como tempero nas comidas, porque continha boa quantidade de vitaminas, proteínas e sais minerais necessários para o corpo humano. O Espírito Santo oferece essas substâncias para que a vida matrimonial tenha saúde, força, disposição e ânimo no dia a dia.
5ª) Azeite de oliveira, um him (6 litros). O azeite de oliveiras servia para alimentar, hidratar a pele (produzindo um brilho), e para friccionar as articulações. O processo de sua colheita e extração – mais de dois mil anos antes de Cristo, era realizado no mês certo e entre as sete luas fechando um tempo de cinqüenta dias (Pentecostes); antes ou depois a sua colheita era perdida. Isso, tipologicamente, que nos dizer que um “namoro, noivado e casamento fora da direção do Espírito Santo se perderão”.
O salmista diz no Salmo 92.10: Porém tu exaltarás o meu poder, como o do boi selvagem. Serei ungido com óleo fresco.
Quando nós cumprimos os nossos deveres na vida matrimonial e familiar, o Espírito Santo faz aquilo que nos é impossível fazer.
O sábio Salomão nos fala sobre aritmética da família, do lar e da vida matrimonial em Ec 4.9-12, que é: um, dois e três.
1º) Casamento: do grego “fusão”
2º) Casamento: uma cultura singular
3º) Casamento: um sonho psicológico
Alguns deveres a serem cumpridos:
1ª) Como entender o cônjuge quando não é o seu dia;
2ª) Como resolver os problemas;
3ª) Como administrar as finanças;
4ª) Como cuidar da esposa na gravidez
5ª) Como educar os filhos bíblica e psicologicamente:
a) De 0 a 10 anos: filhos
b) De 10 a 15 anos: alunos;
c) De 15 a ....: amigos
6ª) Como conviver sabiamente, (I Pe 3.7,9; Hb 13.4; Jo 10.10)

Pr. João Maria Hermel - Presidente da IEAD de Passo Fundo - RS

Comentários

Anônimo disse…
Achei o assunto maravilhoso e enecessário, pois com o corre corre em que vivemos, muitas vezes deixamos de cuidar do jardim mais precioso que existe: Nosso lar...
Unknown disse…
Como consigo o email ou número do pastor João ermel. Agradeço

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO