Anakainosis - o começo


No post anterior abordamos sobre o poder da anakainosis apresentado pelo apóstolo Paulo como fator de transformação espiritual. Neste novo post vamos observar Cristo Jesus apresentando-se ao apóstolo e dando-lhe o princípio do poder da anakainosis. A base está em At 9.3:


E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

Esta luz súbita que veio do céu e que o cercou é a luz que cegou seus olhos físicos para abrir-lhe os espirituais. Cristo precisava realizar nele uma transformação para fazer dele um grande apóstolo. Vejo em Saulo alguns aspectos relevantes:  
- Era um homem altamente culto e inteligente, formado numa das melhores escolas rabínicas - a escola de Gamaliel. Saulo nasceu e iniciou os estudos em Társis - o ponto divisor entre o ocidente e o oriente. Lá adquiriu conhecimentos humanos e em Jerusalém estava aperfeiçoando seu conhecimento da Lei.  
- O zelo pela lei de Moisés, a Torah, o dominou ao ponto de confirmar a morte de Estevão, que para ele era um blasfemo. 
- A coragem e a ousadia o dominavam.  A morte de Estevão não foi suficiente, ele mesmo projetou e deu início à execução de uma perseguição sistematizada contra os seguidores de Cristo.

Um grande trabalho estava para ser realizado no mundo naquele tempo. Para tal efeito o Senhor necessitava de uma pessoa possuidora de personalidade capaz de ser moldada e estar sempre à sua disposição para servir-lhe e se dispor aos seus propósitos. 

E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. (v. 5)
A luz do céu e a voz do Cristo ressuscitado dão início a uma poderosa transformação em sua vida. Depois de três dias sem nada ver, comer e beber (v. 9), o Senhor aparece a Ananias em visão e lhe diz como será a transformação e o futuro de Saulo. 

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. (v.15,16)

A luz do Cristo ressuscitado precisava chegar aos lugares mais distantes da terra, porém o portador da luz deveria ser um receptáculo moldado para este fim. Qual era o segredo do apóstolo Paulo? O que ele fazia para se manter tão iluminado ao ponto de levar a luz da palavra a milhares de pessoas? Em que consistia a sua força espiritual? Este é um assunto para outro post. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO

O Ouro de Parvaim