QUEM FOI BENEDITO DA SILVA?


Pastor Benedito da Silva (1928 - 1999).
Ele foi um verdadeiro apóstolo do Evangelho
Pentecostal na Região Oeste de Mato Grosso
Autor: Izaque Alves Barbosa
Dentre os nomes que mais se destacaram entre os líderes religiosos em todo Estado de Mato Grosso, está o nome Benedito da Silva da cidade de Cáceres. Quem foi esse homem, qual a sua história e o que ele fez para alcançar tamanho destaque? 
Há dez anos tenho destinado boa parte de meu tempo para pesquisar e interpretar a história desse grande homem de Deus. Estou convicto de que seu legado é muito rico e sua história uma fonte de exemplos para todos os cristãos. 
Pastor Benedito da Silva é o mais importante pioneiro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Cáceres. Historicamente, esta denominação é a propagadora do Movimento Pentecostal desde o ano de 1910, começando por Belém do Pará pelos missionários Daniel Ber e Gunnar Vingren. Já nas terras de Luiz Albuquerque (o fundador de Cáceres) a igreja da chama pentecostal foi fundada em 18 de Fevereiro de 1952, com sua sede localizada no salão alugado na Rua General Osório nº 13, no centro da cidade.

Pastor levou o nome de Cáceres ao âmbito nacional por causa de seu trabalho evangelístico    
A igreja teve seus trabalhos iniciados no final do ano de 1950 pelo irmão Joaquim Claro da Silva e seus primeiros membros eram da família Ferreira dos Santos. Todavia, o primeiro pastor pentecostal a pregar em solo cacerense foi o Pastor Benedito da Silva. Com pouco mais de um ano de trabalho em Cáceres, ele alcançou o reconhecimento na imprensa assembleiana nacional. Em 1953 o jornal "O Mensageiro da Paz" informou que o rebanho do Senhor prosperava sob seus cuidados. Desta forma, pelo seu esforço no trabalho espiritual Pastor Benedito levou o nome da cidade de Cáceres pela primeira vez para a história das Assembleias de Deus no Brasil e no mundo. Naquela época, a cidade de Cáceres foi pontuada como mais um marco do avanço do evangelho pentecostal no Brasil.
A paixão pelas almas, a evangelização, o aconselhamento, o cuidado com as pessoas, bem como a construção de templos para abrigar os crentes em Cristo, fizeram dele um grande homem cacerense. Sua notoriedade e respeito estão em ser reconhecido como cidadão cacerense. Por seu ilibado conceito no meio social, as maiores autoridades municipais cacerenses sempre citaram seu nome e o reconheceram como um homem de muita fé e respeitado homem de Deus.  
Sua liderança estendeu-se a nível nacional quando se tornou presidente do Conselho Regional da CGADB do Centro-Oeste. Por muitos anos foi membro da Mesa Diretora da Convenção Estadual - COMADEMAT e por sua sabedoria auxiliou a instituição no deslinde de várias questões complexas. Sua grandeza não consistia apenas nos títulos dos quais era detentor, mas também na espiritualidade e poder de discernimento que possuía. Em reconhecimento à sua vida como cristão, o Pastor José Welington Bezerra da Costa, então Presidente da CGADB, expressou: “O saudoso Pastor Benedito da Silva vivia na terra com o coração no céu”.
Quanto à sua pessoa posso dizer que sua comunhão com o Senhor era tão grande que quando eu me aproximava dele sentia uma certa reverência e um certo temor em meu coração. Desde que o conheci na década de 70 assim foi. Minhas palavras eram calculadas antes de falar para não errar diante dele. Estar perto dele era como se estivesse perto dos grandes homens de Deus como Moisés, Paulo, e os profetas. Seu olhar fazia-me sentir que a qualquer momento ele iria profetizar sobre minha vida revelando as minhas traquinagens de criança. Suas mensagens tinham autoridade, eram fortes e reprovavam todo o mau comportamento e o pecado.
Pastor Benedito da Silva foi o primeiro ministro assembleiano genuinamente matogrossense. 
Nascido em Cuiabá, no dia 29 de Maio de 1928, o menino Benedito da Silva estudou na Escola Mestre Gaetas e na sua juventude tornou-se ourives. Converteu-se ao evangelho aos dezenove anos de idade e aos 23 casou-se com a jovem Tereza Eduviges. Após sua conversão recebeu de Deus o dom da Palavra e tornou-se um ardoroso pregador dotado de grande sabedoria, eloquência e autoridade de Deus. A igreja logo reconheceu nele uma grande liderança espiritual. Foi consagrado ao ministério em 15 de Agosto de 1950 por indicação do Pastor Oscar Castelo. Seu preparo ministerial na capital do estado foi decisivo para fazer a obra de Deus, alcançando milhares de almas na região do Pantanal e fronteira do Brasil com a Bolívia.
O dia 8 de Junho de 1952 foi um marco muito importante na história da igreja cacerense, pois foi o dia em que junto de sua esposa Tereza Eduviges de Jesus Silva, Pastor Benedito deixou a capital do estado para dar início a uma grande obra – a expansão da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cáceres e toda a região. Muitas frentes de trabalho foram abertas na região pelo denodado e incansável trabalho do pastor e sua esposa. Mirassol D'Oeste, Quatro Marcos, Araputanga, Indiavaí, Figueirópolis, Jauru, Reserva do Cabaçal, Pontes e Lacerda, Vila Bela, Comodoro, Rio Branco, Salto do Céu, Lambarí D´Oeste, entre outros, são municípios em que se estabeleceram templos das Assembleias de Deus. Posso dizer que o Pastor Benedito da Silva foi o grande apóstolo do evangelho de Cristo no sudoeste matogrossense. Assim, milhares de almas foram salvas e edificadas através de suas pregações inflamadas com o poder do Espírito Santo de Deus. Sua alma estava sempre imersa neste poder que seu desejo era sair pregando em busca das almas para Cristo mesmo quando seu corpo enfermo o impedia de andar. 
9 de Outubro de 1999 é também uma data significativa para a Igreja Assembleia de Deus em Cáceres pois foi o dia em que a alma desse grande homem de Deus deixou o solo de Albuquerque para se unir ao Senhor Deus do qual testificou com grande fé e autoridade por todos os dias de sua vida.
Pastor Benedito da Silva foi um homem que exerceu ao longo de quase meio século um abundante e profícuo ministério espiritual ao povo de Deus. Povo que ele amou e se dedicou até o fim de sua vida deixando um grande legado espiritual. Ele soube com muita prudência e maestria defender dos mais variados ataques o rebanho do Senhor, tanto nesta cidade como em toda a região. Soube arquitetar o que seria o futuro desta igreja deixando uma liderança sólida composta de pastores e obreiros que, seguindo seus ensinos, mantém as igrejas em crescimento. Dentre os homens que aprenderam com ele está o Pastor Valentim Balbino de Souza que o sucedeu.  
Portanto, sua história fez dele um dos maiores homens matogrossenses que fizeram história no interior do estado deixando marcas indeléveis na espiritualidade do povo de Deus.
No ano de 2012 os assembleianos cacerenses agradeceram a Deus pelos sessenta anos de pentecostalismo em Cáceres e região. O momento foi importante para as reflexões sobre o legado desse grande homem de Deus, sobre seu exemplo de fé e dedicação ao povo de Deus e ao Evangelho de Cristo no decorrer de quase cinquenta anos. Que o Senhor Jesus continue nos abençoando até o dia de sua vinda.
Fonte: BARBOSA, Izaque Alves. Pioneiros do Movimento Pentecostal do Sudoeste de Mato Grosso. Ed. Centro Oeste: Cáceres-MT, 2014.  
Este artigo é público, não custa nada citar a fonte: izaquebarbosa.blogspot.com

Comentários

Ismael Luiz Ferreira disse…
Homem de Deus, exemplo de fidelidade e compromisso com a obra do Senhor!
Jesse disse…
Que bencao!

Pastor Izaque, o sr saberia me dizer quem foi a primeira dirigente do circulo de oracao de caceres?

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO

O Ouro de Parvaim