Marturesai - a voz do sofrimento

Existem momentos em nossas vidas que necessitamos de uma palavra de encorajamento para a superação do peso crítico que tenta nos esmagar. Pois bem, o apóstolo Paulo sentiu o que era sofrer perseguições e receber uma palavra de encorajamento. Ao testemunhar de Cristo diante das autoridades judaicas, Paulo estava ameaçado de morte pelos inimigos de Cristo. Esta palavra veio a Ele quando estava preso numa fortaleza para não ser morto pelos judeus. O dia não tinha sido nada favorável a ele, mas foi à noite que Senhor se apresentou a ele e o encorajou com estas palavras:
“Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma”. Atos 23.11
Aqui temos duas palavras (testificaste e testifiques) que são a chave para que o apóstolo alcance a vitória sobre as circunstâncias negativas que enfrentou pelo resto de sua vida. A primeira palavra, no original grego do Novo Testamento é diemarturiomai que significa: fazer uma exposição detalhada sobre Cristo. A segunda é marturesai  e significa testemunhar sem palavras mas por atos. Testemunhar num sentido muito mais amplo e mais aplicativo de exposição que apresenta os fatos pelos próprios sofrimentos. Marturesai é a raiz da palavra martírio, ou seja, testemunhar por meio dos sofrimentos e até mesmo pela morte por amor a Cristo.  Em Jerusalém Paulo apresentou uma rica e fundamentada exposição de Jesus perante as autoridades judaicas. Em Roma ele testemunha de Jesus com suas palavras e com a voz da tragédia, pois foi ali que ele morreu. O sangue de Paulo fala milhões de vezes mais que suas próprias palavras. Morreu um pregador pelo ardor de seu próprio testemunho. "Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé". 
Será que a palavra de Cristo a respeito do futuro de Paulo não nos chama também a atenção para um testemunho mais profundo da nossa fé Nele? Tal testemunho tem origem no evangelho e é muito mais abrangente que testificar pela comunicação verbal. Sem dúvida alguma podemos pôr vida nas nossas elocuções sobre o evangelho, mas é por meio do marturesai que mais glorificamos ao nosso Deus. Creio que o testemunho mais temido pelos cristãos é aquele que se dá por meio das perseguições, torturas e morte por Cristo. Porém, os céus esperam gloriosamente todos os que se entregam à exposição comprometida das Boas Novas. Todos aqueles que sofrem por amor a Cristo identificam suas vidas com Ele e alcançam o enriquecimento de seus atos pela pregação silenciosa do amor de Deus. Não existe vida mais significativa que a vida que testifica com a própria vida a Vida Eterna de Deus.
Que os testemunhos verbais sejam enriquecidos pelo testemunho experiencial apaixonado por Ele. Que a nossa paixão por Ele seja tão forte que estejamos dispostos a resistir as mais fortes tentações ao pecado. Os apelos do mundo serão ignorados por todos que testificam de Cristo. Assim serão verdadeiras testemunhas de Cristo e levarão o depoimento a favor de Cristo ao mundo inteiro.

Coragem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO