Jesus e Paulo - traços biográficos semelhantes

Será que em algum ponto da história das nossas vidas podemos identificar um momento vivido que pode parecer, em certo aspecto, semelhante a história de Cristo? Eu creio que sim. Se nós seguimos e servimos ao Mestre podemos identificar alguns traços em nossas vidas que se assemelha ao que Cristo vivenciou. Um exemplo clássico é o sofrimento.
Pois bem, o ex-estudante da lei judaica que se transformou em um autêntico discípulo do Verbo Encarnado possuía algumas semelhanças com Ele. Acho muito importante a forma como David Guzik expôs em seu comentário sobre este ponto. Retoricamente ele traça um paralelo entre o discípulo e seu amado Mestre. Espero que o presente artigo seja útil para a nossa reflexão sobre a nossa realidade de cristãos e servos do Nosso Amado Senhor. Eis na íntegra:
As semelhanças entre Jesus e Paulo:
1. Assim como Jesus, Paulo viajou para Jerusalém com um grupo de discípulos.
2. Assim como Jesus, Paulo teve a oposição dos judeus hostis que conspiraram contra sua vida.
3. Assim como Jesus, Paulo fez ou recebeu três predições sucessivas de seus próximos sofrimentos em Jerusalém, incluindo sua entrega aos gentios.
4. Assim como Jesus, Paulo teve seguidores que tentaram desencorajá-lo de ir a Jerusalém e o destino que o aguardava lá.
5. Assim como Jesus, Paulo declarou sua disposição de dar a sua própria vida.
6. Como Jesus, ele estava determinado a completar seu ministério e não se desviou dele.
7. Assim como Jesus, Paulo expressou a sua total entrega à vontade de Deus.
 8. Assim como Jesus, Paulo chegou a Jerusalém para dar alguma coisa.
9. Assim como Jesus, Paulo foi preso injustamente com base em uma falsa acusação.
10. Como Jesus, Paulo foi preso sozinho, nenhum dos outros seguidores de Jesus foi preso com ele.
11. Assim como Jesus, Paulo ouviu a multidão gritar: Fora com ele!
12. Como Jesus, o oficial romano que conduziu o processo de Paulo não sabia sua verdadeira identidade.
13. Como Jesus, Paulo foi associado com terroristas por oficiais romanos.
14. De uma forma única para a maioria de nós, Paulo realmente sabia a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com a Sua morte (Filipenses 3.10).
Guzik ensina também, que é muito enriquecedor e especialmente marcante fazer estas semelhanças da chamada e ministério de Paulo, mas é nosso dever lembrar que nós somos chamados a seguir a Jesus também. Não devemos ficar surpresos quando os eventos em nossas vidas são idênticos aos acontecimentos da vida de Jesus. Pode haver um tempo de tentação no deserto, um momento em que as pessoas vêm até nós com as necessidades que somente Deus pode atender, num momento em que parece que estamos à mercê de uma tempestade, um momento em que devemos clamar a Deus como no Jardim de Getsêmane. Pode haver um momento em que devemos simplesmente entregar a nossa vida e confiar em Deus e Ele gloriosamente nos levantará. Nós como Paulo, somos aqueles que Deus predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho (Romanos 8.29).
Portanto, o melhor que eu e você podemos fazer é aplicar os ensinos de Cristo às nossas vidas e trazer a santidade Dele para a nossa realidade por meio de nossas atitudes, palavras e pensamentos com base na Palavra. Em algum aspecto podemos alcançar alguma semelhança com Cristo. Desejemos que a cada dia seja levado cativo cada área da nossa vida à obediência a Ele.

“Não é o discípulo maior que o seu Senhor”. 
Fonte: GUZIK, David. Guzik Bible Commentary.2001. 
Ferramenta de tradução: Google Tradutor translate.google.com.br/‎ Acesso em 08/0/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO