A queda do nosso Castelo da Autoaprovação.

Larry David , o criador das séries de sucesso da TV americana chamada Controle Seu Entusiasmo, esteve em Manhatan para filmar mais um episódio. Em uma noite de folga, Larry foi assistir a um jogo no Estádio Yankee.

Durante uma pausa do jogo, as câmeras exibiram sua imagem nos telões gigantescos. Quando as pessoas viram seu rosto, todo o estádio se levantou para aplaudí-lo por alguns segundos.

Após o término do jogo, quando Larry estava indo embora, alguém no estacionamento colocou o corpo para fora do carro e gritou:

"Larry, você é um imbecil!"

No caminho para casa, Larry David ficou obcecado com aquele único encontro e se pôs a perguntar:

"Quem é aquele cara? O que foi aquilo? Quem faria isso? Por que dizer aquelas coisas?"

Foi como se todos aqueles 50.000 fãs carinhosos não existissem - apenas aquela era a única pessoa. Sua obsessão causou sofrimento à sua alma. Segundo disse o Dr. Daniel Goleman, "se Larry tivesse desviado o pensamento para as boas sensações que teve quando a multidão o aplaudiu calorosamente e mantivesse o foco em tudo isso, não teria sofrido". 

A história de Larry nos demonstra o quanto uma palavra de reprovação tem o poder de destruir o nosso Castelo de Autoaprovação. Na maioria das vezes estamos preparados para receber apenas os aplausos e louvores das pessoas. Isso é muito bom para inflar o nosso ego. Basta apenas alguém dirigir-se a nós com uma pequena palavra ou gesto reprovadores e tudo cai por terra dentro de nós. Eis o momento revelador sobre quem somos nós - a nossa verdadeira imagem humana. Aquelas palavras foram como que um alfinete ao explodir um balão. 

A Palavra de Deus é como uma radiografia que expõe o verdadeiro estado de nossas almas, pois ela penetra no mais íntimo de nosso ser e expõe o que realmente somos e ela mesma oportuniza a nossa libertação. Hb 4.12 diz:

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12 (BíbliaOnline)


Ao desconstruir o castelo que construímos para alcançarmos a aprovação de todos, bem como a nossa, a Palavra nos indica a Cristo que nos concede uma nova vida pelo conhecimento da verdade, a verdade sobre a nossa realidade - somos pecadores e somente Cristo pode nos resgatar de nós mesmos. Esse é o sentido da salvação que não nos salva apenas do mundo e do poder de Satanás, mas nos liberta de nós mesmos.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO