Onde está o erro da igreja brasileira no século XXI

- Dietrich Bonhoeffer -
(Teólogo símbolo daqueles que não se
ajoelham perante os valores anti-cristãos)
Existiram períodos na história da igreja cristã que faltou aos líderes a percepção do seu tempo e uma boa visão escatológica. A falta desses elementos ofuscou uma visão mais ampla do cenário em cada tempo, o que impediu até mesmo a militância da fé cristã em um mundo em constantes mudanças que ameaçam até mesmo a existência da igreja. Um exemplo, não muito distante de nosso tempo, foi o do pastor Dietrich Bonhoeffer, um pastor que não se submeteu ao regime nazista de Hitler. Enquanto muitos pastores apoiaram um dos mais monstruosos governos de todos os tempos, Bonhoeffer repeliu. Diferentemente desse teólogo, houve até mesmo líderes cristãos que disseram ser Hitler uma resposta de Deus ao mundo. Esses se deram durante o nazismo, porém Dietrich foi executado numa forca.
No entanto, historicamente podemos entender que esse não é um problema somente dos últimos séculos. Desde os primórdios da igreja cristã, líderes tem-se deixado seduzir pelo engodo malévolo dos agentes do Adversário de Deus, sendo um exemplo o Presbítero Ário, Nestor, e outros que inseriram heresias destruidoras na igreja primitiva.
E hoje, onde a igreja está errando nesse final da segunda década do século XXI? É claro que não se trata de apenas um erro, são várias as negligências da igreja brasileira. Para a nossa reflexão, apresentarei apenas um deles: a falta de foco na educação cristã com suas causas.
Nas comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante no ano de 2017, refletimos sobre a importância do papel da educação cristã na formação da mentalidade evangélica protestante. A transformação social que a educação proporcionou foi abrangente. Segundo afirmou Dr. Edson Lopes:
"Foi na Reforma que a educação, de fato se tornou pública. Lutero e Calvino, dentre outros reformadores, procuraram fundar escolas sustentadas pelo Estado e que propiciassem qualidade de ensino. Foi com essa perspectiva que os protestantes, no final do século XIX, fundaram escolas ao lado de suas igrejas".  
"Escolas ao lado das igrejas", penso que isso deve ser resgatado em todas as cidades brasileiras. Em sintonia com os avanços reformadores, a nossa Teologia Pentecostal é herdeira da Reforma do século XVI e um dos seus pontos mais altos é a educação bíblica e teológica. A partir daí, eu posso sonhar com um modelo de Educação Integral Confessional, isto é, as igrejas assumirem a alfabetização, estudos das ciências e preparo profissional de suas crianças com recursos educativos alinhados à sua confissão religiosa. Educadores cristãos educando em escolas ao lado das nossas igrejas podem fazer a diferença na educação brasileira.     
Em muitos aspectos, os educadores cristãos tem se conformado com a onda relativista e imoral que abateu sobre a sociedade brasileira. A corrupção no meio político, a degradação moral, a destruição dos princípios judaico-cristãos da sociedade, a destruição da família nuclear, atentados contra a própria vida, entre outros, são as mazelas que corroem o nosso povo.
Tenho ouvido no meio eclesiástico, mulheres que estão amedrontadas de exercerem a mais digna e relevante missão de uma mulher - ser mãe. Porque tudo isso? Por causa da degradação moral da educação pública. Elas tem medo de ver seus rebentos terem suas mentes patrulhadas pelas malígnas ideologias que destroem a moral de muitas crianças. Eu e minha esposa Léia somos de uma geração que não conheceu essa podridão que aí está. Ouvíamos os nossos pastores a dizer que "o tempo do fim" com todos seus horrores estava próximo. Pela escalada dos acontecimentos em nossa nação e no mundo, creio que estamos cada vez mais perto do fim. Porém, há algo que me faz lembrar que de aproximadamente uns vinte anos para cá, a educação cristã está perdendo o foco. E não somente ela, as pregações e o ensino bíblico também. Naqueles anos a ênfase na maturidade cristã era muito maior. As pessoas tinham mais sede de aprender da Palavra de Deus, hoje, está muito diferente.
Mas, onde está o erro? Como já foi dito acima: a falta de foco na educação cristã comprometida com as Escrituras Sagradas e a afirmação dos princípios e valores como norma de vida prática como universais.
Pelo menos três atitudes levaram a igreja brasileira ao erro neste século XXI:
1.Abandono do ensino doutrinário da Bíblia como verdade a ser seguida por todos.
Uma das tentativas acertadas do Iluminismo foi fazer com que um grande número  de pessoas acreditem que os valores não são para todos. Para os educadores secularistas, cada tem uma verdade que é somente para si, não existindo verdade absoluta. Isso se chama Relativismo. Para eles existem "verdades" e não A Verdade. Muitos educadores cristãos abandonaram a verdade como poder de transformação e libertação para todos e aderiram ao espírito da época que diz "não existe verdade absoluta". Porém a Verdade que é o Senhor nos concede liberdade. "E conhecereis A verdade e A verdade vos libertará... Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres", (Jo 8.32,36). 
2. Apego à pregação do evangelho utilitarista. 
Depois do ano 2000, observamos um foco exacerbado num evangelho imediatista e mais voltado para as necessidades materiais que as bênçãos futuras que o evangelho de Jesus de Nazaré nos propõe. Ele nos garante a vida eterna, a incorrupção e a imortalidade de nossos corpos (Jo 3.16). É sob o conhecimento dessas bênçãos que nossas almas deve crescer e alcançar a maturidade. Toda educação cristã deve estar focada no conhecimento do evangelho com sua proposta de uma vida no porvir. Sem dúvida que o evangelho nos abençoa nesta vida, porém ele nos concede uma vida terrena com olhos voltados para o céu, ao mesmo tempo com a satisfação que nos concede a suficiência de Cristo. O apóstolo Paulo afirmou: "Tendo, porém sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso, contentes" (I Tm 6.8). O evangelho utilitarista ofusca a visão do céu e da glória de Cristo, bem como a nossa glorificação eterna.
3. Conformismo com a educação crítica.
Um dos maiores males que abateu o pais desde os meados do século XX, foi a educação marxista por meio da Teoria Crítica. Vários expoentes da educação cristã adotaram a educação construtivista de Paulo Freire e trouxeram para o seio da igreja essa lama podre e fétida. Renomados autores evangélicos e professores se tornaram protagonistas da educação que eles chamam de "educação transformadora". Ecoando seus mestres Dermeval Saviani e Paulo Freire, usam os nossos púlpitos para tecerem críticas ao modelo de educação conservadora que recebemos de nossos antigos mestres, a qual eles chamam de "educação bancária". Talvez desconheçam que Paulo Freire foi formado pelos comunistas russos e pela extinta União Soviética patrocinado para criar a hegemonia esquerdista no Brasil através da educação. O marxismo cultural é a palavra-chave para se entender o que está acontecendo com a educação brasileira e a educação cristã, especificamente. Outro ponto que vale destacar é a destruição dos valores da família por meio dos temas: sexualidade, aborto, comportamento, relacionamentos, economia, e outros por meio do gramscismo. Tudo isso foi encampado pela educação crítica para promover a inversão de valores. Essa enxurrada lamacenta tem invadido as Escolas Dominicais e Escolas Teológicas promovendo um evangelho que de transformador não tem nada. O seu resultado nunca chegará a ser transformador, pelo contrário forma "imbecis coletivos" e "massas de manobras" nas mãos dos socialistas que incitam as pessoas a zombar de Deus, dos crentes e dos princípios conservadores de Sua Palavra. 

O apóstolo Paulo disse em  Romanos 12.2:
"NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO, MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DE VOSSO ENTENDIMENTO PARA QUE EXPERIMENTEIS QUAL SEJA A BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL VONTADE DE DEUS"

Portanto, sabedores daquilo que Jesus afirmou, que as portas do inferno não prevalecerão sobre a sua Igreja, precisamos mais do que militância da fé nestes últimos dias, precisamos combater o bom combate da fé que uma vez foi dada aos santos, a fim de não transigirmos com as ideias deste mundo que perece. A única saída para corrigirmos os erros e deficiências que percebemos, é voltarmos ao ensino doutrinário e teológico da Bíblia Sagrada com a seguinte visão:
A BÍBLIA É A ÚNICA REGRA INFALÍVEL DE FÉ E PRÁTICA 
Que Deus levante e use muitos luteros e bonhoefferes para bradar à igreja brasileira contra todo falso  evangelho e suas tentativas de destruição dos princípios e valores judaico-cristãos da nossa sociedade.

Lopes, Edson Pereira. Fundamentos da Teologia da Educação Cristã. Ed. Mundo Cristão: São Paulo, 2010.               
    

Comentários

Unknown disse…
muito bom o artigo, parabéns pastor Izaque

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO

O Ouro de Parvaim