"A Caminho da Fé" e a solução barata para a salvação

O filme A Caminho da Fé (Netflix) abre a discussão sobre o debate do evangelho inclusivista, o evangelho que prega que pode haver salvação para todos os adeptos de outras religiões, mesmo àqueles que não aceitaram a Jesus como Salvador. O contrário do inclusivismo é o exclusivismo que ensina que somente aqueles que aceitaram a Cristo como seu Salvador pessoal serão salvos. 
No filme, Carlton Pearson (Chiwetel Ejiofor) é o Bispo de uma igreja pentecostal em Tulsa, estado de Oklahoma e também um renomado pregador. Ele pregava que todos tem a necessidade de aceitar a Jesus para serem salvos. Para isso evangelizava muitas pessoas tentando salvá-las de seus pecados. Porém, três fatos foram decisivos para que acontecesse uma decisão que provocaria uma ruptura em sua visão e conteúdo das pregações, bem como seu ministério pastoral:
 Fato 1) o relato do suicídio de Ronnie, que se declarou gay e depois se matou. Ele era um dos filhos do televangelista americano Oral Roberts; Fato 2) Quincy, tio de Carlton, estava preso e tirou sua própria vida, após receber mais seis anos de cadeia; e o Fato 3) o genocídio de Ruanda, com milhares de crianças brutalmente assassinadas. Estes fatos o fizeram chorar copiosamente e buscar uma resposta de Deus em suas orações.
A "suposta" resposta que ele recebeu resultou em pregações inclusivas que transtornaram a fé de muita gente conservadora que uma a uma abandonaram a igreja. Ao pregar que todos ao final serão salvos, e que não existe inferno onde serão lançados os pecadores, abriu-se espaço para as pessoas que se achavam excluídas do Reino de Deus. Como resultado, uma nova igreja se formou em torno dele. Uma igreja diferente, pluralizada e que era composta de homens e mulheres que acreditavam que todos que já morreram foram salvos, independentemente se aceitaram a Jesus ou não o fizeram em vida. Afinal de contas, só existe céu para onde todos vão sem a necessidade de viver uma vida de arrependimento. É sobre isso que o evangelho inclusivista ensina desde a década de noventa.
Mas quais as implicações sobre esse evangelho?
1) Implica em invalidar as palavras de Jesus, quando disse: Eu sou o Caminho, e a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14.6), e também: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado (Mc 16.15).
2) Implica em dizer que todos querem a salvação. Segundo o apóstolo Paulo disse: Mas nem todos tem obedecido o evangelho... (Rm 10.16), ora, se crer na palavra de Deus é a condição primária para crer em Jesus e obedecer, isso somente é possível se houver uma decisão de quem houve. E mais, "a fé não é de todos", ou seja, nem todos serão salvos. Porquê? Porque nem todos desejam a salvação, mesmo sabendo que é uma dádiva de Deus. Existem pessoas que odeiam a Deus, e como Deus irá salvá-las se elas se tornaram inimigas Dele?
3) Implica em aceitar que Deus violará o livre-arbítrio de todos que não desejam a salvação para empurrá-las ao céu. Se o Reino de Deus é tomado por esforço, que dizer daqueles que não fizeram nenhuma decisão a respeito desse Reino? "E desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele" (Mt 11.12).
4) Se todos serão salvos, implica em dizer que permanecer firme na fé até o fim não faz sentido algum. O Senhor disse: "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo (Mt 24.13)".
Assim, o que o filme retrata é mais uma das saídas desesperadas do ser humano para arranjar meios de tranquilizar as mentes inquietas que não se submetem à Verdade. São "roupas de folhas de figueira" costuradas para trazer uma solução barata para cobrir a nudez da alma insistente no pecado que não se submete à Verdade Absoluta da Palavra de Deus.
Eu só posso crer que todos estão inclusos no Plano de Redenção de Deus e que a salvação dos pecados somente acontece no momento que o ser humano aceita a Cristo como Único e Suficiente Salvador de sua alma. Somente entrarão no céu aqueles que alcançaram essa salvação e viveram pela fé permanecendo no Caminho até o fim.

Comentários

Unknown disse…
É um filme bom e muito interessante, sinto que história é boa, mas o que realmente faz a diferença é a participação de Danny Glover neste filme. O vi recentemente em Proud Mary, se você quise assistir filmes de ação online eu recomendo! É um filme muito bom, é uma boa opção para uma tarde de filmes. Se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo, na minha opinião, este foi um dos melhores filmes de açao e suspense que foi lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio, a historia está bem estruturada, o final é o melhor.

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO