Arquitetura Cacerense e Urban Sketching

Tema: Desvendando elementos do Renascentismo na Arquitetura Cacerense por meio do Urban Sketching

Casa de estilo eclético na Rua João Pessoa,
Centro Histórico de Cáceres-MT.

O edifício-alvo da observação foi construído em 1916 em estilo arquitetônico eclético, que era característico do Brasil da Nova República. Os ideais republicanos tomaram conta do cenário urbano cacerense ao incorporar elementos renascentistas. No frontão do edifício, na parte mais alta, destaca-se a concha, que é um dos símbolos mais marcantes do Renascentismo. Isso pode ser visto na obra Sandro Boticelli representou "O nascimento da Vênus" esse elemento do simbolismo grego. Em Cáceres pode-se identificar várias casas que ostentam nas fachadas, esse elemento artístico. 

A Concha de Botticelli 

A concha é um elemento importante para a arte Renascentista, pois representa a prosperidade material, bem como o renascimento cultural. Em Cáceres simboliza a ruptura com um passado marcado pela ignorância e o desprezo à arte e a cultura. Era o emergir de um novo tempo, uma nova etapa social. A partir desses anos o Lendário Vapor Etrúria começou a singrar as águas do Rio Paraguai trazendo produtos importados da Europa. 
Título: "Casa da Deusa Vênus"
Arte: Izaque Barbosa 
Estilo: Urban Sketching 
Locacão: Rua João Pessoa
Centro Histórico de Cáceres-MT 

Tema:

Desvendando elementos do Renascentismo na Arquitetura Cacerense por meio do Urban Sketching

Descrição do Tema

A aula teórica foi ministrada pelo Prof Izaque Barbosa, na Praça Barão do Rio Branco no chafariz, onde os alunos puderam observar a paisagem urbana e identificar os aspectos artísticos nas fachadas das casas antigas da adjacência. 
Em seguida foi realizada a prática de Urban Sketching com técnica de desenho por locação ao lado da Catedral São Luiz. Os elementos destacados na arquitetura eclética,  do edifício da Rua João Pessoa, foram:

• Concha
• Deusa Vênus 
• Trevo
• Florais
• Balaustres
• Linhas horizontais 

PLANO DE AULA:

Público: Alunos do Ensino Médio e interessados

Duração: 2 aulas de 50 minutos

Objetivos:

• Despertar a percepção e a observação do ambiente urbano, especialmente os elementos renascentistas no Centro Histórico de Cáceres.

• Desenvolver habilidades básicas de desenho e composição.

• Experimentar a técnica de Urban Sketching.

• Promover a interação entre os alunos e o ambiente urbano do Centro Histórico de Cáceres.

• Despertar a criatividade e a expressão artística individual do UrbanSketching.

Materiais:

• Lápis, borracha, apontador e grafite de diferentes durezas (HB, 2B, 4B, 6B).

• Canetas fineliners de diferentes espessuras (0.05mm, 0.1mm, 0.3mm, 0.5mm).

• Bloco de desenho A4 em gramatura alta.

• Prancheta ou superfície rígida para apoio do papel.

• Aquarelas (opcional).

• Pincel de aquarela (opcional).

• Caneta esferográfica preta (opcional).

• Garrafa de água e lanche leve.

Etapas da Aula:

1ª Aula:

Introdução (10 minutos):

• Apresentação do professor e da proposta da aula: Urban Sketching como ferramenta de observação, expressão e registro do ambiente urbano.

• Breve histórico do Urban Sketching e exemplos de artistas renomados.

• Discussão sobre os objetivos da aula e a importância da prática do desenho ao ar livre.

Aquecimento (10 minutos):

• Exercícios rápidos de desenho para estimular a percepção e o soltura do traço:

• Gestos rápidos e linhas soltas para capturar a essência do movimento.

• Observação e desenho de detalhes específicos do entorno (textura de árvores, formas de construções, etc.).

• Perspectiva básica: exercícios de linhas horizontais, verticais e fuga para dar profundidade ao desenho.

Observação e Esboço (20 minutos):

• O local escolhido para a aula será a Praça Barão do Rio Branco e entorno da Catedral São Luiz.

• Observação atenta do edifício escolhido e seleção de elementos renascentistas para o desenho: pontos focais, composição, narrativa visual.

• Elaboração de esboços rápidos em diferentes escalas e perspectivas:

• Esboços rápidos de 1 a 5 minutos para capturar a primeira impressão do local.

• Desenhos mais detalhados de elementos específicos que despertem o interesse do aluno-artista.

• Experimentação com diferentes técnicas de desenho (pontilhismo, hachuras, linhas cruzadas, etc.).

Experimentação e Refinamento (10 minutos):

• Adição de detalhes, texturas e sombras para dar volume e realismo ao desenho.

2ª Aula:

Compartilhamento e Discussão (20 minutos):

• Exposição dos desenhos realizados pelos alunos em um mural ou painel.

• Discussão em grupo sobre os desafios e aprendizados da experiência de desenhar ao ar livre.

• Feedback construtivo entre os alunos sobre os desenhos.

Conclusão (10 minutos):

• Reflexão sobre a importância da prática do Urban Sketching para o desenvolvimento da criatividade, da percepção e da expressão artística.

• Discussão sobre a aplicabilidade do Urban Sketching em diferentes áreas profissionais.

• Feedback individual do professor sobre os desenhos dos alunos.

Observações:

• Adapte a duração das etapas de acordo com o ritmo do grupo e o tempo disponível.

• Incentive a experimentação e a criatividade individual, valorizando diferentes estilos e abordagens.

• Promova um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso, onde os alunos se sintam à vontade para compartilhar seus trabalhos e trocar ideias.

• Ofereça suporte e orientação individual aos alunos que necessitem de ajuda.

Recursos Adicionais:

• Vídeos tutoriais de Urban Sketching online.

• Livros e revistas sobre Urban Sketching.

• Sites e blogs de artistas renomados de Urban Sketching.

• Grupos de Urban Sketching nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO