O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO


Rio Jordão, pequeno mas abençoado. Um verdadeiro
símbolo da espiritualidade cristã
Não há no mundo todo um rio mais importante para o cristianismo do que o Rio Jordão. Pois ele é um rio que desfruta de um grande destaque na Bíblia Sagrada e tem sua importância na vida dos filhos de Deus, especialmente o povo de Israel. Não é somente para este povo, mas também para os cristãos este impressionante rio tem algumas características que são especiais e são um símbolo de alguns aspectos da vida espiritual do cristão. Convido você a observarmos as quatro características do Rio Jordão.

1ª - O Rio Jordão é um pequeno rio.
A palavra Jordão em hebraico (yardem) significa descedor, ou aquele que desce. Esta característica nos faz lembrar da humildade, uma virtude cristã ensinada e vivida pelo Senhor Jesus, sendo Ele o maior exemplo de humildade. Em Mateus 11.29 Ele ordenou “...aprendei de mim que sou manso e humilde de oração...”. Ser humilde é ser submisso e dependente de Deus e reconhecer que só Ele é grande. O rio Jordão nunca perdeu sua importância por ser pequeno. Da mesma forma não deixamos de ser importantes para o reino de Deus por sermos pequenos e humildes servos de Deus. O rio Jordão desce. O crente desce, se humilha para ser exaltado pelo Senhor. (I Pe 5.6)

2ª - É um rio que nasce no alto.
O Jordão nasce nas montanhas da Síria, percorre 320 Km de norte para o sul da palestina, corre pelo Lago Meron, pelo Mar da Galiléia, desaguando por fim no Mar Morto. É a figura do novo nascimento. Nascer do alto significa nascer por meio do Espírito Santo e da Palavra (João 3.5). Cristo nos deu uma nova vida ao cremos Nele e em sua Palavra. Nascer do alto é receber a vida de Deus, sendo gerado por Ele.

3ª - O rio Jordão tem história.
Jacó passou o Jordão sozinho e com um cajado e a roupa do corpo. Quando voltava da casa de seu sogro, o atravessou rico e com uma grande família (Gn 32.10). Josué comandou a travessia do povo de Deus quando marchava para a terra prometida (Js 3.15,16; 4.12,13). Elias e Elizeu separaram as águas do Jordão com uma capa. (II Rs 2.8,14). Um milagre aconteceu na vida do general Naamã, a cura de sua lepra no Rio Jordão (II Rs 5.14). Outro milagre, o ferro do machado flutuou. (II Rs 6.5,6).
O maior e mais importante fato histórico do Jordão foi o batismo do Senhor Jesus em suas águas. Cristo entrou no rio Jordão. O maior acontecimento em toda a minha vida foi quando Ele entrou em meu coração e o transformou. Nunca será apagado este fato memorável - o dia que Jesus me encontrou. Se o Jordão pudesse expressar, sem dúvida demonstraria sua alegria quando em suas águas mergulhou o seu Criador. (Mc 1.9)

4ª - O rio Jordão transborda no tempo das cheias.
Esse transbordar é uma de suas características que mais se assemelha à nossa vida espiritual e experiência pentecostal. O transbordamento é a plenitude do Espírito Santo em nós. Deus nos enche do seu Espírito e então passamos a transbordar Dele, Nele e para Ele (Jo 7.38,39).  O Senhor Jesus disse: "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre". A narrativa de João nos faz compreender que Jesus falava do Espírito Santo: "E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado". Em meio às tormentas da vida precisamos deixar que nossas almas sejam cheias do poder do Espírito de Deus até transbordar espiritualmente. Transbordar em louvores, cânticos espirituais, amor, paz, esperança, alegria, entre outras manifestações da alma.

A oração nos transporta à Santa Presença de Cristo
e Ele nos faz transbordar em Espírito

Como transbordar espiritualmente: 
1º Ajoelhe-se em seu quarto e fique alguns minutos pensando no que você tem feito.
2º Comece a orar em nome de Jesus. Arrependa-se e peça-lhe perdão por todos seus pecados. Deixe as lágrimas rolarem.
3º Pense no amor de Deus e o quanto ele te ama por Jesus Cristo.
4º Comece a adorá-lo por tudo o que Ele é.
5º Continue até a Santa Presença inundar todo o teu ser
6º Extravase em louvores. Deixe o Espírito Santo assumir o domínio de tua vida.
7º Peça também o batismo com o Espírito Santo e não tenha medo de falar a língua dos anjos - o idioma dos céus eternos.  

Assim, o verdadeiro cristão é pequeno e humilde como o rio Jordão, alcançou o novo nascimento da parte de Deus que mudou a sua história e vive para ser continuamente cheio de seu Espírito Santo, sempre transbordando vida abundante e amor de Deus neste mundo às pessoas. Que Deus nos faça a cada dia transbordar como o Maravilhoso Rio Jordão. 

Comentários

Sidnei disse…
Senti poder da parte de Deus no pequeno e profundo Jordão...quero me banhar em suas águas,afogar o velho-homem ,e assumir o batismo que veio lá do alto.Amei e fiquei impactado com tanta humildade e soberania. Louvo ao Todo Poderoso de Israel pela vida de quem publicou esta obra maravilhosa.Muito obrigado!

Unknown disse…
A paz do senhor Eu estou sendo movido pelo Espírito Santo a estudar um mensagem a respeito do Jordão. Pesso ao Senhor que abra minha mente
Unknown disse…
A paz do senhor Eu estou sendo movido pelo Espírito Santo a estudar um mensagem a respeito do Jordão. Pesso ao Senhor que abra minha mente
Anônimo disse…
Que estudo maravilhoso, essa sabedoria vem do alto.
Adivaldo disse…
A paz do senhor pastor que estudo maravilhoso, continuo aprendendo com o senhor as coisas de Deus. Deus abençoe.
Adivaldo disse…
Maravilhoso estudo continuo aprendendo as coisas de Deus.
Anônimo disse…
Chamo-me Jordania que significa "Aquela que veio do Rio Jordão".
Vim ler o post para poder compreender o significado, foi exclarecedor.
Gostei muito do estudo, obrigada!
Deus abençoe o pastor.
Foi o melhor estudo que encontrei ,Deus me enviou essa palavra e eu fui saber o que significava espiritualmente para agir e coloca la em pratica,e sem essa orientação eu não saberia,a palavra ficaria infrutífera e com certeza não passaria para a próxima fase de aprendizado eu não poderia pular esse ensinamento sem aplica lo,como vencerei Jerico sem primeiro passar o Jordão ?
André Vilela disse…
Estive lá no Rio Jordao mas nao vi nada de Sagrado.
Tinha la uns brasileiros religiosos rezando e chorando que nem criancas.
Depois que a gente conhece os lugares sagrados da Biblia a gente comecar a entender que a Biblia nao tem nada de sagrado, mesmo !
Unknown disse…
A paz do senhor a todos, e que Ele na sua infinita bondade e misericórdia continue a compadecer de todos nos por conta dos nossos erros e desobediências. Eu creio no seu amor e na Sua misericórdia.
Unknown disse…
Andre vilela so pode sentir algo quem nasceu de novo, sendo assim as coisas espirituais lhe sao reveladas de outra maneira tal pessoa continua cega porsatanas e por falta de entendimento.joao3 3,5.
O Rio Jordão é a pia baptismal da cristandade. É o útero espiritual da regeneração em Cristo. É o cordão umbilical que liga a humanidade à divindade.
O Rio Jordão é a pia baptismal da cristandade. É o útero espiritual da regeneração em Cristo. É o cordão umbilical que liga a humanidade à divindade.
Unknown disse…
Apaz do Senhor
Quero apreder mais a Bíblia

Deus usou sua vida pra falar comigo hj,não existe pão Velho ou mensagem antiga fui alimentando por esta palavra. Que Deus lhe abençoe profeta

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim