Resiliência – uma resistência para os sofrimentos da vida


Como vencer as mais duras e severas crises e desafios sem perder o ânimo? Essa pergunta tem sido feita por muitas pessoas ao longo da história. Milhares de servos de Deus tem sido vitoriosos em suas lutas contra as adversidades da vida. Alguns tiveram o privilégio de terem seus nomes registrados nas páginas das Sagradas Escrituras. Hebreus 11 apresenta a galeria dos heróis da fé, que com impávido valor lutaram e alcançaram a vitória. O versículo a seguir resume o que estou dizendo:
“Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos”. Hb 11.34 (Grifo meu)
Qual é o segredo para resistir o dia mal? O segredo está numa palavra chamada resiliência. Mas, o que significa essa palavra?
Segundo Mara Regina, uma pesquisadora da UFRS, resiliência “é a capacidade que o ser humano tem de responder de forma positiva às demandas da vida quotidiana, apesar das adversidades que enfrenta ao longo de seu desenvolvimento”.
De acordo com o psicólogo e educador George Souza Barbosa, resiliência é “um atributo da personalidade desenvolvido no contexto psico-sócio-cultural em que as pessoas estão inseridas”.
Empregando essa palavra para o contexto evangélico, podemos aplica-la à forma como enfrentamos os desafios da vida - as lutas, perseguições e tribulações que enfrentamos. A resiliência é uma força existente dentro do ser humano. Ela pode ser desenvolvida ou esquecida. É essa força que nos impulsiona a buscar ao Senhor, quando necessitados estamos. A resiliência impulsiona a envidar todos os esforços que temos, com a finalidade de alcançar a vitória sobre o sofrimento.
Gideão exausto, ainda achou forças para lutar. Jó, reuniu suas forças e orou pelos amigos insolentes. A mulher do fluxo de sangue venceu os obstáculos e tocou em Jesus. O cego Bartimeu clamou bem alto. Enfim, são muitos exemplos bíblicos de pessoas que no ponto máximo de seus sofrimentos, tiraram força da fraqueza para obterem a vitória.
Deus nos oferece a armadura para que possamos resistir, e o nosso dever é tão somente tomá-la e fazer o devido uso dela. Diz a Palavra de Deus:
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. Ef 6.13
Com a armadura de Deus e um pouco daquilo que podemos fazer, resistiremos as mais difíceis agruras da vida.
Algumas sugestões para você ser resiliente:
- Manter-se calmo quando estiver sob pressão
- Controlar os impulsos e emoções
- Manter firme a convicção de que Deus mudará as coisas
- Identificar as causas dos problemas e orar apresentando-os a Deus
- Compreender as emoções das outras pessoas
- Estar dentro da vontade de Deus, mesmo em meios aos problemas
- Estar ligado a pessoas que podem te ajudar espiritualmente

Seja resiliente. Resista às tempestades da vida sabendo que Deus é contigo e te dará a vitória. Não te dê por vencido, mas lute até o fim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO