Mudança do nome da cidade de Cáceres – é preciso ouvir as crianças.

Desde que fui informado que estão querendo mudar o nome da cidade de Cáceres para "São Luiz de Cáceres", comecei a pensar sobre o que significa o nome de uma cidade para seus moradores. Foi pensando no assunto que comecei a entender que o significado do nome de Cáceres é um riquíssimo patrimônio histórico-cultural que vai além da minha compreensão. Ele pode alcançar os sentimentos mais profundos do ser humano cacerense. Somente quem reside ou residiu em Cáceres pode sentir a profundidade desta expressão. Quem mora nesta cidade está imerso em uma realidade única no planeta.
Segundo SEEMANN (2005) “a denominação dos lugares não é uma referência (d)escrita, mas se confunde com a percepção e a história de vida das pessoas”. Assim, o nome de Cáceres não é apenas uma palavra composta de sete letras. Há uma apropriação mental e histórica que as pessoas construíram em torno do nome de Cáceres. Ou seja, quase 90 mil pessoas construíram ou estão construindo sua história de vida relativamente ao nome da cidade. Quantos sentimentos podem estar envolvidos quando as pessoas ao digitar ou escreverem suas mensagens, e ao final escrevem o local e a data. O nome de Cáceres está ali presente nos momentos mais importantes de suas vidas.
Os ônibus que carregam o nome de Cáceres. Quantas emoções os viajantes sentem ao lerem “Cáceres” no para-brisa. Quanta alegria para as crianças quando o ônibus chega para o início da viajem. E por falar em crianças, podemos refletir também sobre as nossas crianças que aprenderam recentemente a escrever o nome de Cáceres em seus cadernos. De repente tudo muda e elas têm de reaprender a escrever um novo nome dado à cidade. Sentimentos... sentimentos... sentimentos... “Tiaaaa porque mudou o nome da minha cidade?”. Haja lábia da professora para politicamente justificar tal mudança de maneira que o inocente entenda.
Pressuponho que existe uma educação construída neste e por este nome. Em nome de uma cultura não se pode ocultar esta construção individual. Penso que é preciso conversar com os nossos educadores antes de tocar o projeto de lei adiante. É preciso conversar com a nossa classe intelectual - os formadores de opinião. Vamos conversar também com as nossas crianças sobre esse projeto de mudança. Vamos ver o que elas tem a nos falar. Afinal, elas podem perder uma parte da história de suas vida edificada em torno do nome da nossa querida Cáceres.
Enfim, sejamos sábios com uma decisão de alta relevância que podem envolver consequências que no momento fogem do nosso alcance de previsão. Com as crianças está a verdade e a sabedoria. Foi o SANTO MESTRE JESUS quem exclamou assim:
“Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve." (Lucas 10:21)

Referências:
A BÍBLIA SAGRADA. Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Obra eletrônica. ABSVD 6.0. 2006. Brasil.
SEEMANN, Jörn. A toponímia como construção histórico-cultural: o exemplo dos municípios do estado do Ceará. Academia.Edu. 2013.

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