O Velho Lagoa

Fonte: Quatro Marcos em Foco
http://quatromarcos-emfoco.blogspot.com.br/ Acesso em 25/11/2014
Quatro Marcos foi a minha segunda cidade e ainda exerce uma forte influência em minha vida sentimental. As lembranças que tenho de minha infância estão ligadas a esta linda cidade. Naquela época não existia o São José pois ele ficava apenas na igreja católica no meio de um largo imenso, onde eu e meus irmãos brincávamos. Meus olhos se encheram de alegria quando vi esta e outras imagens no Blog do Gilson Coimbra. Elas me fizeram lembrar de um tempo que ainda está vivo dentro de mim. Quando olho para esta foto me vem à lembrança de um fato e de um personagem descrito da seguinte forma:

Num belo dia estava eu, no largo da igreja a correr.
Era ali onde a criançada para brincar tinha espaço
Um negro baixo e magro, cambaleava com um violão seguro pelo braço
Entre os pés de eucaliptos de repente eu vi aparecer

Era o famoso "Lagoa" que chegava à missa para seu trabalho fazer
Era o tocador por todos respeitado pelos seus lindos ponteios.
Com o fito de saber, fui correndo para ver se o Lagoa iria tirar os seus floreios
A perplexidade me invadiu, pois achava que a Deus só os sãos podem bendizer

E para minha surpresa foi exatamente isso que eu pude ver.
Assentado em uma cadeira, ao lado do altar, o violão do Lagoa estava em retino
Por sua habilidade, mesmo embriagado fazia as cordas retinir como o velho sino
Admirador do Velho Lagoa, a partir daquele dia passei então a ser.

Nas ruas de Quatro Marcos, vez em quando eu o via logo depois do amanhecer
Sobre o banco assentado, com o copo de cachaça
Não ligava para o que os outros falavam nem tinha medo de desgraça
Na próxima missa lá estava o Lagoa a a viola a tanger

Nunca conversei com ele, mas tive muita vontade de com ele aprender
Os belos ponteios que nas cordas em harmonia se entoa.
Da memória nunca sai, sei que nunca hei esquecer
Os ponteios do violão do ébrio, mas competente Lagoa.
 

Comentários

Gilson Coimbra disse…
Fiquei feliz por esta postagem que vi hoje...
Estou com o blog parado por falta de tempo mas acho que meu objetivo de mostrar os primórdios de Quatro Marcos tem dado resultado...
Espero continuar... hehehehe
Abraço e obrigado pela citação...

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO

O Ouro de Parvaim