Missionária Thekla alertou o Brasil sobre o esfriamento espiritual

Missionária Thekla Cordes
Em carta enviada ao Pastor Benedito da Silva, a Missionária Thekla Cordes, que realizou trabalhos missionários em Vila Bela da Santíssima Trindade,  trouxe-lhe importantes informações sobre o estado espiritual de muitas das igrejas da Suiça.
A carta traz a data de 06/02/1980 e nela está o conselho ao pastor para ter o cuidado de preservar o maravilhoso despertamento no Brasil. Suas palavras demonstram as causas da frieza espiritual que as igrejas estavam vivendo já naquela época. A seguir, transcrevo partes que me chamaram a atenção na referida carta. Vale a pena ler:








Pastor Irmão Benedito da Silva

                                                                                                                  06 de Fevereiro de 1980
                                                                                                                  Zug, 06 de Fevereiro de 1980

Prezado irmão Benedito,
Saúdo o irmão com a paz do Senhor.
Ontem eu recebi a sua amável carta junto com três fotografias, muito obrigada, fiquei muito alegre. É muito maravilhoso como o Senhor opera nas nossas igrejas no Brasil, graças ao Senhor. Muitas vezes eu penso que seria muito bom que missionários brasileiros viessem à Europa, especialmente à Suiça, para evangelizar. Porque aqui a maior parte das igrejas estão frias e mortas. Isso é também um sinal dos últimos tempos. O primeiro amor esfriou, deixaram o mundo entrar na igreja, televisão, cabelo cortado, jóias e até calça para mulheres. Isto é muito triste. Até mesmo as igrejas pentecostais estão assim. Na nossa igreja em Zurique ainda está um pouco melhor, mas eu não me sinto bem em casa, como no Brasil, por isso tenho saudades. 
Agora veio uma palavra do Senhor ao meu coração: "Guarda o que tens, para que ninguém toma a tua coroa". Esta palavra eu quero mandar para as igrejas. Que os irmãos tomem muito cuidado para que possam guardar este maravilhoso despertamento no Brasil. Mil graças seja ao Nosso Senhor Jesus. Este é um grande privilégio do Senhor dado para as nossas igrejas no Brasil. Aleluia!

Thekla Cordes
Landhausweg 2
CH-6300 ZUG, Suiça 

Depois que retornou à Suiça, em 1979, Thekla iniciou uma série de visitas às igrejas da Suiça, Austria e Alemanha fazendo apresentações por meio de retroprojetores das fotos feitas aqui no Brasil durante seu trabalho missionário. Segundo seu relato, os pentecostais europeus apreciaram e gostaram.

Eu fico a pensar se a Missionária pudesse ver hoje o estado espiritual de muitas igrejas aqui no Brasil, em especial no nosso querido Mato Grosso, ela identificaria de imediato as mesmas causas que ela viu na Europa de 1980. Causas que levaram ao esfriamento e à morte espiritual daquelas que foram grandes igrejas avivadas. Felizmente, ela está na glória eternal com o Senhor, a quem amou e serviu.

Que cada um de nós, possa manter a chama do Espírito em nossas igrejas e que esse alerta que a Missionária fez naquele tempo continue ecoando nos nossos dias para que cuidemos como verdadeiros guardiões do glorioso Despertamento Pentecostal .       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO