O que acontece com a família quando crê no Senhor?










 

"E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa" (At 16.31)

A palavra grega "oikos" traz um sentido mais amplo do que na nossa língua materna ao usar a palavra casa. Quando olhamos no original o termo "oikos" se refere: 1) à residência; 2) à família; 3) raça, etnia, até mesmo a uma nação. Quando os apóstolos disseram crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa, o termo casa aqui é "família", ou seja, os moradores de uma determinada residência. Isso quer dizer que a bênção da salvação é para o indivíduo, mas também é extensiva à sua família e até mesmo a toda a nação se todos crerem igualmente.
Entretanto, além da salvação existem outras bênçãos que Deus proporciona à família. Dentre elas posso destacar: sempre terá alguém de sua família que assista perante a face do Senhor; haverá prosperidade e abundância de bênçãos e também haverá alegria para a família que crê no Senhor Jesus Cristo.

1. Deus proporcionará alguém da família que sirva-lhe em sua presença perpetuamente.

Em Jr 35.19 temos a promessa de Deus à família dos recabitas de que não faltaria alguem daquela família para estar diante do Senhor servindo-lhe. A palavra é enfática quando diz:
"Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe, que esteja na minha presença todos os dias".
Essa promessa faz parte do contexto profético quando Deus ordena que Jeremias leve os recabitas à Casa do Senhor e coloque taças e copos diante deles. Ao receber a ordem do profeta para beber o vinho, eles excusaram e desobedeceram. "Não beberemos vinho, pois Jonadabe nos ordenou que não bebamos", essa afirmação foi validada por Deus e se tornou exemplar ao povo de Israel, que desobedecia recorrentemente a voz de Deus. Assim, por conta da atitude dos recabitas de obedecerem em suas gerações a ordem dos antepassados, Deus deu-lhes a promessa de sempre ter alguém daquela abençoada família servindo ao Senhor em sua presença.
Essa também é uma promessa para nós do século vinte e um. Se crermos no Senhor e ensinarmos as suas palavras sempre terá um dos nossos servindo-lhe em sua casa em qualquer área de atuação no templo sagrado.

2. Há prosperidade e abundância de bênçãos para a família.
II Cr 20.20
E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.
O contexto dessa porção da Escritura faz parte de um tempo de crise, pois o reino de Josafá estava sendo ameaçado pelos amonitas e edomitas. Uma enorme multidão se aproximava de Judá e Jerusalém para guerrear contra a nação. Ao ouvir a informação da proximidade do inimigo, o rei muito temeu. Porém, reuniu as famílias e buscou a face do Senhor e Deus ouvindo o clamor, enviou o seu Espírito sobre o profeta Jaaziel que profetizou:
"E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.
Ao ouvir essa palavra profética poderosa, Josafá alcançou a confiança em Deus e ordenou ao povo para crerem em Deus para alcançar a segurança, bem como crer nos profetas para receber a prosperidade.
Com determinação Josafá ordenou que os cantores se posicionassem à frente do exército e marchassem louvando ao Senhor. Eles assim o fizeram entoando um hino cuja letra é:
"Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre". Deus desbaratou os exércitos invasores e eles se puseram em conflitos entre eles e se mataram. O povo de Deus teve somente o trabalho de recolher os despojos. Esse trabalho durou três dias, pois era muita riquezas. No quarto eles se ajuntaram para louvar o nome do Senhor em um vale que passou a se chamar "Vale de Beraca" ou Vale da Bênção.
O que acontece a uma família que crê em Deus, é que alcança a segurança e quando se crê na palavra de seus profetas, recebe, então a prosperidade que vem da parte do Senhor. Deus pode tirar até mesmo os bens daqueles que querem destruir a família e dá-los a ela, revertendo assim o quadro ameaçador. Portanto, há prosperidade à família que crê no Senhor.

3. Há alegria da presença de Deus à família que crê no Senhor
At 16.34
Retornemos agora ao que aconteceu com o carcereiro de Filipos. Após o abalo que abateu a prisão onde Paulo e Silas estavam aprisionados, as portas foram abertas e o carcereiro estava prestes a cometer um suicídio. Isto porque as autoridades disseram-lhe que se os presos fugissem, ele pagaria com sua própria vida. Não querendo entregar-lhes sua vida, tentou antecipar o seu fim, porém, Paulo e Silas o impediram de fazê-lo dizendo:
"Não te faças nenhum mal, que todos estamos aqui".
O carcereiro acreditou nessas palavras e perguntou pela salvação. A resposta dos servos de Deus foi: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa".
E ele creu juntamente com toda a sua família, após ouvir a mensagem pregada pelos apóstolos. Após serem batizados, todos se alegraram na presença do Senhor.
O que aconteceu com aquela família fpi a recepção da alegria da salvação e da presença do Senhor em cada membro em particular. Uma nova história para a ser escrita na vida da família. Ela passou a ser uma família a desfrutar da alegria do Senhor. Quando se crê de todo o coração no Senhor Jesus, a alegria passa a fazer parte da família.

Portanto, as coisas que acontecem na família que crê no Senhor Jesus Cristo oportunizam aos seus membros a promessa de Deus de que sempre terá alguém a servir-lhe. Assim como na história do povo de Deus que teve uma situação de temor revertida em vitória, bênçãos e prosperidade, as famílias prosperarão e terão abundância de bênçãos. Enfim, a alegria na família também virá por meio da salvação das almas e das muitas bênçãos enviadas pelo Senhor. Que as nossas famílias continuem crendo no Senhor Jesus Cristo e desfrutem das maravilhosas bênçãos que ele tem reservado a cada um de seus membros. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO