O Derek de Deus e o caminho do homem

Imagem Pixabay
O ser humano é tendente a tomar seu próprio caminho, desprezando o caminho de Deus, que nem sempre é o que tem mais aparência de sucesso. Ainda que o caminho escolhido pelo homem pareça vantajoso inicialmente, contudo o leva à situações desastrosas, provocando o distanciamento ainda maior entre ele e o seu Criador. Deus tem seus métodos de fazer com que os seus caminhos domine o nosso modo de pensar, bem como o curso de ações que tomamos no caminhar.

"Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55.9)

1. O caminho (Derek) de Deus não é o melhor aos nossos olhos. Ex 13.17,18.

Ao sair da terra do Egito, o povo de Deus não usou as rotas mais óbvias e mais rápidas para irem até a Terra Prometida. O caminho da  terra dos filisteus era o melhor e mais cedo eles chegariam lá, porém Deus tinha outros planos em mente.  O versículo 17 diz: "Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto". O seu propósito era impedir a volta do povo ao Egito ao se deparar com a guerra. Todo general sensato levaria sua tropa a um caminho mais curto para se evitar o cansaço e o esmorecimento dos soldados, porém Deus conhecia algo mais além: ele conhecia os limites, os sentimentos e as predisposições dos corações dos israelitas. Aos olhos humanos aquele caminho era o caminho mais certo, porém o Senhor não estava atento apenas à topografia, Ele olhava o cenário que o futuro armava para seu povo, por isso diz a Palavra: "Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito"(v.18). O caminho do deserto é o pior caminho para a comodidade e o conforto humanos, porém é o melhor para deixá-lo preparado para as grandes conquistas. É no deserto que se conhece os próprios limites físicos. É no deserto que se aprende a controlar os sentimentos negativos. É no deserto que se aprende a conhecer o quanto somos determinados e estamos dispostos pra vencer.

Deus conhece os teus limites, sentimentos e as predisposições do teu coração e, às vezes Ele te faz "rodear pelo caminho do deserto" até que você alcance o ponto exato de estar e se sentir preparado para subir e conquistar. Os caminhos de Deus são caminhos altos e para se caminhar neles é preciso que estejamos à altura desses caminhos. Isso não se faz da noite para o dia, é um longo processo de rodear pelo deserto até que alcancemos as alturas mais elevadas nesse novo caminho. O segredo é ter Cristo na vida. Veja o que Ele disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14.6). Para permanecer nesse caminho é preciso ter coragem, renunciar e tomar a cruz de cada dia e seguir. E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me (Marcos 8.34). Esse é o caminho de Deus, e é bem diferente daqueles caminhos que tomamos à nossa própria escolha.  

2.   A superioridade do "Derek" de Deus e a inferioridade do "derek" humano. Sl 139.24

O caminho que Deus tinha para seu povo sempre levou ao melhor desfrute das bênçãos prometidas. Um caminho é algo temporário, é um DEREK. Esse termo hebraico "derek"  traz o sentido de: caminho, estrada, jornada, mas também de "prática, maneira, curso, impulso, modo de ação" São os passos ou o curso de ações que tomamos quando temos a intenção de atingir um objetivo ou chegar a algum lugar. Um derek não é um fim em si mesmo. Ou seja, ninguém em são juízo toma um caminho para permanecer nele por todo o tempo. Um derek tem espaço e tempo em relação ao seu objetivo. Os caminhos que escolhemos podem representar aqueles meios que recorremos para que alcancemos os resultados almejados. Isso significa dizer que o Derek que Deus usa para provocar resultados são superiores aos nossos dereks. Na maioria das vezes o derek que tomamos para atingirmos um objetivo pode ter origem no nosso próprio orgulho pessoal. Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. (Provérbios 14.12).  Deus conhece os nossos corações, muito mais do que nós mesmos e nos convida a que confiemos nele e tomemos o seu Derek (modo de agir) e andemos conforme a sua vontade. Existe uma maneira bíblica de examinar as nossas estratégias de alcançar resultados fora da direção de Deus. Foi o que bradou Jeremias depois da ruina de Jerusalém: Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o Senhor (Lamentações 3.40). O Derek de Deus para seu povo foi desprezado quando o profeta orientou sobre o caminho de Deus que levava à vitória. O rei de Judá não atendeu e as duras consequências dessa tomada de decisão vieram inevitavelmente. Jerusalém caiu e seu rei foi levado em cativeiro à Babilônia, junto com ele, os melhores de seu povo, ficando para trás Jeremias, os pobres e os inválidos. Existe uma forma de saber como está o nosso derek: é usando o esquadro da Palavra profética chamado "chaqar". Esse termo no hebraico significa: pesquisar, verificar, examinar, esquadrinhar. O profeta Jeremias convidou o povo a fazer uma pesquisa sobre suas maneiras de tomar decisões, se elas estavam de acordo com a vontade de Deus ou não. Voltar ao Senhor, conforme exorta o profeta é exatamente usar os modos de agir de Deus, fazê-los de acordo com seus caminhos superiores. É moldar os modos de tomar decisões aos modos de Deus para se colher os resultados superiores. É a maneira de imitá-lo como filhos amados (Ef 5.1).   

Você consegue ver como está seu derek hoje? Como está seu caminho para atingir seus objetivos nesse dia? Permita que os pensamentos e os caminhos divinos controlem os seus pensamentos e caminhos para que você colha excelentes resultados de sua nova maneira de caminhar. O seu novo derek está à sua disposição.   

Conclusão: A Bíblia é farta de exemplos que demonstram a superioridade dos caminhos do Senhor e o quanto os caminhos dos homens são pobres e desastrosos. Em face disso, o que devemos fazer? Devemos andar no caminho do Senhor, ainda que ele seja o mais improvável e equivocado aos nossos próprios olhos. Ainda que as pessoas nos critiquem pela atitude que tomamos por permanecer no caminho, temos um novo derek a guiar os nossos pensamentos - o DEREK de Deus.

Fonte: Concordância Exaustiva de Strong. Endereço Eletrônico: https://biblehub.com/strongs.htm


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO