Porque Daniel Berg foi chamado o Pagão de Vargon?

  

 Você sabia que Daniel foi chamado o "Pagão de Vargon"? E isso saiu na capa de um livro que foi escrito em sueco e traduzido para o irlandês e o norueguês. Será que foi uma bravata ou uma estratégia de marketing?   Estou certo de que aquela foi uma genial estratégia publicitária, pois de forma magistral Brita Lidman deu um título chamativo a um de seus livros e conseguiu que ele fosse publicado na Europa. Com um livro de mais de duzentas páginas que abordava sobre o trabalho missionário de Daniel Berg no Brasil, a escritora mostrou  que um livro é muito importante para se desfazer muitos preconceitos contra os crentes. O livro "Hedningen" Fra Vargon Brasilpioneren Daniel Berg (O "Pagão" de Vargon, Daniel Berg é pioneiro no Brasil), destacou o trabalho desse que foi o pioneiro do Movimento Pentecostal no Brasil. 

   Sarah Berg, a esposa do missionário Daniel Berg, em entrevista concedida à Revista Seara em 1957, se referiu ao título do livro como um tipo de brincadeira. Isso se deve ao fato que na região de Vargon na Suécia, onde Berg nasceu, os batistas eram discriminados pelo rótulo de "Hedning" que significa "pagãos, gentios". Daniel Berg era batista antes de se migrar para os Estados Unidos, onde se converteu ao pentecostalismo em 1909. Ao usar a mesma palavra que os opositores dos batistas usavam para rotular os crentes batistas, a ideia é que Brita Lidman chamou atenção para sua obra e quebrou o estigma aos batistas através do título de seu livro. O que ela estava a dizer era: aquele que vocês chamam de "pagão" se tornou um pioneiro de Deus no Brasil.    

Daniel Berg 
Hedningen
Capa do Livro de Brita
Lidman

   O ano de publicação do livro de Brita Lidman foi 1944, quando a Europa enfrentava a Segunda Guerra Mundial e pouco se sabia sobre a História do Movimento Pentecostal no Brasil. 
   Enquanto países europeus se estrondavam com as bombas, o missionário orava pelos doentes e eles eram curados, pregava o evangelho e muitas vidas se convertiam ao Senhor, foi o "Pagão de Vargon" que distribuiu milhares de Bíblias na língua portuguesa aos brasileiros sedentos da Palavra de Deus.
   Como soldado de Deus o "Pagão de Vargon" entrou em lugares inóspitos no Brasil onde muitos jamais arriscariam suas vidas para levarem o evangelho. 
   Foi  a respeito do "Pagão de Vargon" que o Poeta Pentecostal Joanyr de Oliveira descreveu sua vida em Vargon:
"Daniel Berg, era um jovem crente com coração anelante de levar o Evangelho de nosso Salvador a terras longínquas, em que os homens precisassem de conhecer a Palavra de Deus e praticar os seus sublimes ensinamentos". 
   O livro de Brita Lidman nunca foi publicado no Brasil, mas somente o seu título demonstra que já em 1944 muito se dizia sobre a importância do trabalho missionário de Daniel Berg em terras brasileiras.
Talvez um dia esse livro seja publicado no Brasil e teremos o prazer de saber o seu conteúdo, que sem dúvida descrevia de maneira sincera aquilo que o Espirito Santo estava a fazer através de seu servo, o Missionário Daniel Berg.

Joanyr de Oliveira
______________
Nota: O livro "Hedningen" Fra Vargon Brasilpioneren Daniel Berg foi publicado pela Editora Filadelfia Forlaget em Stocolmo sob direção de Sven Lidman, esposo de Brita Lidman.

Fonte: O MOVIMENTO PENTECOSTAL CHEGOU AO BRASIL - Revista A Seara, Ano II 1957, nº 1 e 2, Volume 3 - CPAD. Matéria de Joanyr de Oliveira.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO