As raposinhas que fazem mal às famílias






Muitas vezes nos preocupamos com as grandes ameaças contra as nossas famílias, porém existem pequeninas coisas que podem causar sérios transtornos às famílias, podendo até mesmo levá-las ao desmoronamento total. Com base no versículo abaixo, convido você à reflexão sobre algumas coisinhas aparentemente insignificantes, mas com potencial gerador de conflitos. Apresento, também, algumas dicas para vencê-las.






Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor. Cantares 2.15



As raposinhas como eram criaturas astuciosas chegavam à vinha na época da florada. Elas amavam os botões de flores das videiras, pois são muito saborosos. Para adentrar à vinha, as raposinhas procuravam uma falha no muro (um lugar onde uma pedra saiu) e entravam por ali e a devastação estava pronta. Por conta do estrago não poderia haver colheita, pois a perda dos botões significa que não haveriam flores, nem uvas na vinha, consequentemente não haveria vinho nas mesas.
Essa não é uma verdadeira ilustração do que acontece com a família? Sim. Muitas vezes as pessoas estão preocupadas apenas com as grandes raposas, porém esquecem-se das raposinhas que causam grandes prejuízos à herança do Senhor.
Infidelidade conjugal, divórcio, ódio, falta de Deus no lar, falta de oração, conflitos, invejas, entre outros, são as raposas que devastam as famílias. Porém, as famílias alicerçadas na Palavra de Cristo já ergueram altos muros de pedra para se protegerem contra estes animais que prejudicam. Convido você à compreensão de algumas pequenas coisas que são verdadeiras raposinhas que querem atacar sua família.
- Raposinha da falta de elogios
Elogio é o enaltecimento de uma qualidade ou virtude de algo ou alguém. O elogio tem o poder de realizar coisas maravilhosas nas vidas das pessoas. Ele pode motivá-las, aumentar a sua auto-estima ou até mesmo corrigir algum defeito. Porém a falta de elogio é uma raposinha que pode causar sérios problemas à família. Ela tira o ânimo e a vontade de desempenhar alguma atividade no lar em benefício de todos e até mesmo pode roubar a vontade de viver, por falta de reconhecimento pelo que se faz.
Alguns exemplos bíblicos de elogios:
DO MARIDO À ESPOSA
“Eis que és formosa, ó amiga minha, eis que és formosa: os teus olhos são como os das pombas” (Ct 1.15).
DA ESPOSA AO MARIDO
“Eis que és gentil e agradável, ó amado meu; o nosso leito é viçoso”. (v. 16)
DOS PAIS AOS FILHOS
“Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder”. Gn 49.3
DOS FILHOS AOS PAIS
"Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;" (Efésios 6 : 2)
MANTENHA A PEDRA DO ELOGIO SEMPRE NO LUGAR
VOCÊ PODE DESCOBRIR O PODER QUE UM ELOGIO TEM QUANDO COMEÇAR A ELOGIAR PRINCIPALMENTE OS SEUS. ELOGIE PARA SER ELOGIADO.




- Raposinha da falta de gentileza
A gentileza ao falar com os membros da família demonstra o nível do respeito amoroso que se tem uns pelos outros. O falar de forma agradável afasta qualquer ira e destaca a pessoa como alguem educada e altamente prestigiosa.
“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv 15.1).
Existe a história de um casal na Bíblia, que denomino o casal dos contrastes. Era Abigail e Nabal. Ela um oceano de gentileza e doçura, ele um mar de brutalidade e amargura. Vejamos:
"E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe." (I Samuel 25.3)
Os versículos 18 ao 31 evidenciam as virtudes dessa nobre mulher cujo marido não era digno de ter. Ao final Nabal morre e Abigail casa-se com Davi. Tudo culpa da falta de gentileza no falar e no agir.
Dicas de palavras gentis
· Em que posso lhe ajudar?
· Desculpe-me
· Está desculpado
· Um ótimo dia para você
· Eu levo isto pra você
· Com licença
· Por favor
· Muito obrigado
· De nada!
· Fique a vontade!
· Compreendo
· Deixe-me fazer isso por você
NÃO DEIXE A PEDRA DA GENTILEZA CAIR DO SEU MURO PROTETOR
FAÇA COM QUE A GENTILEZA IMPEÇA QUE A RAPOSINHA ESTRAGUE A SUA VINHA




- Raposinha da má comunicação
Vivemos na era da comunicação, porém muitos pais deixaram de se comunicar com seus filhos, muitos filhos com os pais abrindo assim muitas falhas no muro protetor da família que podem permitir a entrada das raposinhas. A falta de comunicação é outra raposinha que pode causar grandes estragos às famílias. Os meios de comunicações do século XXI existem para aproximar as pessoas, porém se usados inconvenientemente podem causar brigas, separações e até mesmo mortes a alguns membros da família.
O processo da comunicação envolve três elementos: o emissor, a mensagem e o receptor. A comunicação na família é algo que jamais deve ser negligenciada. Para ser produtiva, tanto quem fala quanto quem ouve devem observar a qualidade na comunicação.
Jesus ensinou sobre o processo de comunicação. O Mestre dos mestres ensinou que o que é falado só pode produzir frutos se for expressado e compreendido corretamente.
“Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta” (Mt 13.23).
A boa comunicação
- Falar com verdade
“Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”. (Ef 4.25)
- Saber ouvir
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. (Mateus 13.9)
Dicas para ouvir com qualidade
· Concentre-se naquilo que está sendo falado
· Não demonstre estar pensando em outra coisa
· Olhe nos olhos dele (a)
· Sempre dê retorno para seu cônjuge
· Não se apresse a falar
· Não se esqueça que o corpo fala (e as mulheres são peritas nesse tipo de leitura)
- Saber o momento certo de falar
As vezes as pessoas não são ouvidas porque não escolhem o momento certo falar alguma coisa, expressar um sentimento, expor uma dúvida ou fazer uma pergunta. Por exemplo: o pai tenta ensinar alguma para o filho no momento em que os colegas estão brincando em frente a casa. Mesmo que ele fique com seus olhos fixos no pai, sua mente estará voltado para os meninos lá fora.
"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." (Tiago 1 : 19)
"Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;" (Romanos 12 : 13)
A raposinha da falta de comunicação não tem oportunidade de agir quando cada membro da família se comunica com qualidade.
A PEDRA DA COMUNICAÇÃO NÃO PODE SER TIRADA
"E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada." (Hebreus 13 : 16)
COMUNIQUE-SE.

- Raposinha do descuido
Todo o ser humano tem necessidades que precisam ser supridas. E o primeiro lugar onde elas iniciam seu atendimento é na família. O seio familiar é o ambiente onde se proporciona o atendimento às mais importantes necessidades do ser humano. O descuido em atendê-las significa demonstrar que ele não tem nenhum valor. Não se deve ignorar isto. Veja o que diz a Bíblia:
"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." (I Timóteo 5 : 8)
Segundo a psicologia existem cinco tipos de necessidades humanas:
· Necessidades básicas - Comida, água, moradia, sono, repouso.
· Necessidade e segurança e proteção – Proteção contra ameaça ou privação, a fuga ou o perigo.
· Necessidades Sociais – Pertencer a um grupo social, demonstrar suas virtudes, trocar amizade, mostrar seu valor.
· Necessidade de status e estima. A necessidade de estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia.
· Necessidade de auto realização – é a mais elevada de cada pessoa de realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente. É a necessidade de mostrar a si mesma o seu valor e sentir-se satisfeita por isso.
Quando atendemos as necessidades das pessoas, principalmente da nossa família, estamos imitando a Cristo que veio para servir e dar a sua vida por nós. Atender as necessidades é um digno serviço à família e serviço é o amor em ação.
"Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." (Marcos 10 : 45)
"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." (João 13 : 34)
O apóstolo Paulo ensina:
"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela," (Efésios 5 : 25)
"Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor." (Colossenses 3 : 20)
Portanto, para que todos vivam bem é necessário que cada um pense na necessidade do outro e faça alguma coisa para que ela seja atendida. Assim, a família será fortalecida contra os ataques da raposinha do descuido.
"Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;" (Romanos 12 : 11)
A PEDRA DO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES IMPEDEM QUE AS RAPOSINHAS ENTREM NA TUA VINHA
A SUA NECESSIDADE PODE SER ATENDIDA ENQUANTO ATENDE A NECESSIDADE DOS OUTROS



Comentários

Unknown disse…
Excelente estudo e orientações! Construamos muros de pedras

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO