SERVINDO A DEUS CONFORME O SEU PROPÓSITO
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Ef 2.10)
O Senhor Deus nos criou em Cristo Jesus com o propósito definido de serví-lo com tudo o que somos e com tudo aquilo que Ele nos concedeu. Esta afirmação se constitui como uma base para o nosso entendimento sobre a nossa principal tarefa neste mundo – apresentar o que podemos fazer como gratidão àquele que nos resgatou das trevas e firmou os nossos pés sobre a Rocha depois de ter nos transportados para o seu reino de amor.
O propósito de Deus sempre foi o de levar o ser humano ao centro de sua vontade para o servir com todo seu coração, adorando-o e executando o seu propósito nesta terra. O registro sagrado apresenta os detalhes deste propósito desde os nossos primeiros pais.
AS GERAÇÕES DE SERVOS DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO
Adão o pai de todos os servos
A criação do ser humano teve o propósito de servir a Deus cuidando do Jardim do Edém. Gn 2.7,15: E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.   Gn 2.22: E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
Duas classes de servos
Os primeiros filhos de Adão e Eva representam duas classes de seres humanos: os que servem a Deus segundo o seu propósito e os que não servem a Ele, pois tentam servi-lo segundo seus corações e não segundo sua vontade. Em que classe você se encontra? Veja o texto bíblico: Gn 4.3,4:  E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
Enoque andou servindo a Deus
Este grande homem achou graça diante de Deus, pois serviu-o andando segundo sua vontade. Gn 5.24: E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou.
Noé serviu com a Arca
Em meio a uma geração corrompida pelo pecado, Noé demonstrou obediência ao Senhor sendo justo e temente a Ele. Tal disposição fez com que Deus o salvasse do Dilúvio ao preparar a Arca. Gn 6.8: Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
Abraão – pai de uma nação de servos de Deus
Vivendo em meio a um povo que desagradava a Deus por seu modus vivendi distanciado do Criador, Abraão demonstra em seu coração uma fé inigualável. Tal devoção leva-o a obedecer a Deus quando Ele lhe ordena a sair de sua terra para ser pai de uma grande nação. Uma nação para lhe servir com fidelidade.  Gn 12.1-3:  Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
O povo de Israel – uma nação tirado do Egito para servir no deserto
Abraão foi pai de Isaque que gerou Jacó de quem descendeu as doze tribos de Israel. O povo de Israel no Egito esteve escravizado por quatro séculos, porém Deus ouviu o clamor de seu povo e escolheu a Moisés para libertálo da servidão. Isto porque desejava que servissem exclusivamente a Ele. Êx 4.10:  Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito”. 7.16 "E lhe dirás: O SENHOR Deus dos hebreus me tem enviado a ti, dizendo: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto...
Ante a pergunta de Faraó sobre quem iria para servir a Deus no deserto, Moisés apresenta firme e categoricamente que todas as faixas etárias serviriam ao Senhor. Ex 10.9: E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao SENHOR.
Servir a Deus era um mandamento que trazia muitas promessas. Ex 23.25: E servireis ao SENHOR vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.
Josué – inclui sua família no serviço a Deus
Enquanto muitos se desviavam de servir a Deus para servir aos deuses das nações pagãs, Josué determinantemente declara sua vontade em permanecer servindo a Deus com toda sua família. Js 24.15: "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR."
Gideão – um holocausto antes de uma grande vitória
No tempo dos juízes de Israel, um homem chamado Gideão foi chamado por Deus para servir a Deus lutando contra os inimigos de seu povo. Antes de uma fragorosa vitória, o Senhor ordena-lhe a servir-lhe oferecendo um holocausto.  - Jz 6.26: “E edifica ao SENHOR teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque.
Davi – servir a Deus bendizendo
O rei Davi de apresenta a maneira correta de bendizer a Deus – plenamente com todo o nosso ser. Sl 103.1: Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.
Elias – eliminando as dúvidas
O profeta Elias restaura o verdadeiro culto ao verdadeiro Deus após derrotar os profetas de Baal e entregar a Israel o verdadeiro sentido de servir a Deus. I Rs 18.21 – “Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o”.
Jeremias – um profeta em tempos de tremendas crises
A razão da desgraça em Israel tinha um motivo – deixaram de servir a Deus para servir aos deuses.  Jr 44.3: "Por causa da maldade que fizeram, para me irarem, indo queimar incenso, e servir a deuses estranhos, que nunca conheceram, nem eles, nem vós, nem vossos pais."
Os três jovens hebreus – uma decisão inteligente
Desafiar a um imperador e sua determinação é decidir sobre a própria morte. Isso não foi problema para os três jovens que não adoraram a estátua do Rei Nabudonosor, pois serviam e adoravam unicamente a Deus. Dn 3.18: "E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste."
Malaquias apresenta uma grande diferença
Qual é a diferença entre aquele que serve a Deus e aqueles que não o servem? Os que servem a Deus são joias para Ele. Ml 3.13-18: “As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?  Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos? Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam. Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.

A CRIAÇÃO DA IGREJA
Os quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, apresentam seus propósitos. Mateus foi escrito para apresentar aos judeus o Messias esperado. Marcos escreve para os romanos apresentando Jesus como o servo de Deus que veio para servir e dar sua vida em resgate de nossas almas. O evangelho segundo Lucas apresenta Jesus como o homem perfeito aos gregos. O Deus que se tornou homem e esteve em nosso meio é o tema do evangelho segundo João.
O destaque para o evangelho do Servo de Deus está na declaração da missão do Nosso Senhor Jesus: Marcos 10.45 "Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." 
   A criação da Igreja é um dos maiores mistérios que esteve oculto durante toda a história da humanidade e foi revelado em Cristo Jesus quando se cumpriu Nele a plenitude dos tempos. A Igreja foi criada por Ele, Nele e para Ele. Ela saiu de suas entranhas. Assim como Adão foi tomado de um sono profundo para ser retirada de seu lado sua esposa, Cristo se entregou ao sono mortal para que de seu lado saísse a esposa do Cordeiro. Efésios 5.25-27 “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.

O PROPÓSITO DA IGREJA
ADORAR A DEUS
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem."  Jo 4.23
EVANGELIZAR E EXERCER A MISERICÓRDIA
"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"  I Pe 2.9
EDIFICAR OS SALVOS EM CRISTO
"Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém."  Mt 28.20
CRIADOS COM O PROPÓSITO DE SERVIR A DEUS
Por que estamos aqui? Porque nascemos? De onde viemos e para onde vamos? Estas são as perguntas que tem feito muitos pensadores perderem o sono. As respostas são desde mas mais simples às mais complexas, pois são baseadas apenas no conhecimento humano. A Bíblia Sagrada apresenta as respostas a todos que se interessam em tê-las.
O profeta Jeremias ouviu de Deus a seguinte declaração a respeito de sua vinda a este mundo. Jr 1.5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. O propósito de Deus com Jeremias era que ele o servisse como um mensageiro seu. Sua missão era especificamente profetizar às nações. No geral todos tem o dever de servir a Deus, porém deixe-me fazer-lhe uma pergunta: será que você pode sentir que Deus tem uma missão específica para você? Se ainda não descobriu, continue servindo a Deus e aguarde o momento certo em que Deus passará a te usar em uma tarefa específica segundo o Seu propósito.  
ELEMENTOS DO PROPÓSITO DE DEUS
O propósito de Deus para conosco inclui alguns elementos que refletem o desejo de Deus em que o sirvamos e vivamos para ele. Aliás, as ações de uma pessoa declaram quem ela é. Ao entender o propósito de Deus para nós, compreendemos e aceitamos seu grande amor demonstrado em seu Filho Amado.
SALVAÇÃO 
A salvação de nossas almas é o ponto inicial da realização do seu propósito de tornar seus servos. A salvação envolve alguns aspectos, os quais são:
Resgate
Fomos comprados por Cristo para sua glória em tudo o que somos e possuímos. I Co 6.20 “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.
Chamada
Fomos chamados para dizer ao mundo que existe esperança em Jesus. Ef 4.4 “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação”.
Demonstração do poder de Deus
Fomos salvos para demonstrar que ele é capaz de transformar vidas e realizar milagres. Mc 5.19 "Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o SENHOR te fez, e como teve misericórdia de ti." 
Santificação
Há possibilidade de se viver uma vida santa no meio de uma geração corrompida. At 2.4 “E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.” I Ts 4.7 “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação”.
UTILIZAÇÃO
 Perante o mundo
Deus nos usa para demonstrar aos adoradores dos deuses que só ele é Deus. At 9.1 “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel”.
Perante os seres espirituais
Deus apresenta ao mundo espiritual uma geração livre do pecado que mantém seus olhos em Cristo. Hb 12.1 “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”.
GLORIFICAÇÃO
Os crentes desprezados, humilhados, perseguidos, torturados e até mesmo martirizados, serão por fim exaltados e glorificados pelo próprio Deus.II Tm 4.7-8 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”
Por receber a salvação em Cristo
Deus glorificará o crente por entender e aceitar o seu plano de redenção em Cristo. Ap 3.11 “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.
Por realizar as boas obras
Cristo galardoará o crente por ter servido a ele neste mundo com as boas obras que ele preparou. II Co 5.10 “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal”.
Conclusão
Somos como barro nas mãos do oleiro. Cientes disto devemos estar sempre à disposição de servir ao Senhor segundo o seu propósito. O verdadeiro servo não tem vontade própria, pois a entregou ao aceitar o senhorio de Cristo. O Senhor que criou o servo sabe o que é melhor para ele, pois sua vontade pertence ao seu Senhor.
Portanto, sirva a Deus segundo o seu propósito usando tudo o que Ele te concedeu para o serviço. Nunca esqueça que ele é quem dará a recompensa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO