Interpretando os fatos de acordo com a Palavra



A maneira como recebemos e interpretamos as informações fornece-nos as bases para a nossa vitória. Todas as nossas atitudes são tomadas com base na interpretação que fazemos a respeito da informação que obtemos de um fato ou objeto. Diante da exposição da palavra de Deus temos uma decisão a tomar: crer e ir em direção à vitória ou tomar o caminho oposto - a derrota. Dito isto, podemos meditar um pouco sobre um dos pontos mais importantes e mais dramáticos da história do povo de Israel.
Israel estava prestes a tomar posse da terra prometida, faltavam apenas 11 dias de viagem para que os filhos de Israel estivessem dentro da bênção. Por ordem divina, Moisés envia 12 espias para fazer as observações da terra prometida. O fato registrado em Num 13.1-33 apresenta algumas observações que eu as chamo de:
- Observação geográfica: "vede que terra é" v. 18.
- Observação demográfica: "o povo que nela habita" v. 18.
- Observação morfológica: "como é a terra em que habita" v. 19.
- Observação estrutural: "quais são as cidades em que eles habitam; se em arraiais, ou em fortalezas." v.19.
- Observação botânica: "se nela há árvores, ou não" v. 20.
Ao fim de quarenta dias espiando a terra, os doze espias voltaram e apresentaram o relatório a Moisés e a congregação de Israel. O relatório foi o resultado da coleta, seleção, interpretação das informações obtidas em campo. Porém dez espias interpretaram as informações com base na lógica e não como Josué e  Calebe que interpretaram com base na promessa de Deus. Veja a fervorosa declaração de Calebe:
"Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela". v. 30 
Em oposição, os dez espias falaram: "Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos". vv. 31-33.
O resultado foi devastador. O povo ao ouvir tal declaração chorou, murmurou contra Moisés e o próprio Deus e tomou a decisão de voltar à escravidão do Egito. Num 14.1-5.
O problema não estava com a promessa de Deus nem com a terra prometida, mas na interpretação formada dentro das mentes das pessoas.
Como você interpreta uma informação bíblica a respeito do céu? Qual é  a interpretação de uma promessa de Deus à tua vida? A interpretação que você faz da Palavra de Deus se constitui a base da tua firmeza nas promessas divinas e consequentemente a vitória naquilo que está a fazer.
Eu vejo nisso um processo:
INFORMAÇÃO>IMAGINAÇÃO>INTERPRETAÇÃO>ATITUDE
Primeiro deve-se tomar posse da palavra, depois deixar que ela nos faça imaginar abençoados. A imaginação vinda da palavra nos fará interpretar a  situação conforme a Palavra, e por fim nossas atitudes serão orientadas pela interpretação obtida. Assim, os elementos da nossa vitória estão à nossa disposição na Palavra de Deus.
Nossas atitudes, frente ao desafio devem ser parecida com a de Josué e Calebe e não dos dez espias. Declarar convictamente que o nosso Deus nos dará a vitória, é uma atitude baseada no poder da fé em um Deus que tudo pode fazer. Portanto, creia na palavra e interprete os fatos que estão à sua frente de acordo com essa palavra, confie e em Deus e ele te dará a vitória. Prevaleça sobre as circunstâncias negativas! Prevaleça contra as ideias negativas! Esteja seguro por intermédio da Palavra de Deus! Vença!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordão azul e a manifestação do Senhor

O Ouro de Parvaim

O RIO JORDÃO E A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO